Quais as mudanças no financiamento da Atenção Básica?
Quais as mudanças no financiamento da Atenção Básica?
Na saúde, uma das principais mudanças foi a alteração do financiamento da APS. ... Institui o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Qual o novo modelo de financiamento da APS?
- O novo modelo de financiamento de custeio da APS é um modelo misto de pagamento composto pelos seguintes componentes: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégias. Confira aqui as perguntas e respostas sobre o Previne Brasil e a nota técnica do Conasems sobre os repasses da Atenção Básica em 2020.
Quais serão os impactos da política de financiamento da APS?
- A nova política de financiamento da APS terá um conjunto de impactos para o SUS e para a saúde da população que precisam ser identificados e monitorados.
Como é o cadastro do cidadão na APS?
- O cadastro do indivíduo na APS é base para o cálculo da capitação ponderada, um dos componentes do modelo de financiamento do Previne Brasil. O cadastro do cidadão é feito com o CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) por todos os integrantes da equipe de Saúde da Família ou equipe de Atenção Primária.
Qual a proposta de financiamento para a atenção primária?
- A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.