adplus-dvertising

Quais são as divisões da Matriz BCG?

Índice

Quais são as divisões da Matriz BCG?

Quais são as divisões da Matriz BCG?

A BCG é uma matriz 2 por 2 (4 divisões). O eixo horizontal representa a fatia de mercado. Já o eixo vertical do quadrante o crescimento do mercado. Um produto que tem uma grande fatia de um mercado em constante crescimento é a “prata da casa” na análise da matriz.

Como fazer o cálculo da Matriz BCG?

Como aplicar a Matriz BCG

  1. Relacione tudo a ser avaliado. ...
  2. Determine o volume de vendas. ...
  3. Encontre a taxa de crescimento. ...
  4. Ordene conforme os resultados obtidos. ...
  5. Identifique sua participação relativa de mercado. ...
  6. Elabore um gráfico.

Como fazer a Matriz BCG de uma empresa?

Passo a passo para fazer uma matriz BCG

  1. Liste seus produtos e serviços. ...
  2. Crie um gráfico cartesiano com uma linha horizontal e uma linha vertical. ...
  3. Insira seus produtos e serviços na tabela BCG. ...
  4. Veja a classificação dos produtos e serviços. ...
  5. Analise os resultados.

O que é Matriz BCG exemplo?

Como dito anteriormente, a Matriz BCG é uma metodologia gráfica que define a participação e crescimento dos produtos no mercado. A classificação dos produtos é feita a partir de quatro categorias: Estrela, Ponto de Interrogação ou Em Questionamento, Vaca Leiteira e Abacaxi.

Quais são as vantagens e desvantagens da Matriz BCG?

Como visto acima, a Matriz BCG ajuda os gestores na tomada de decisões mais assertivas, de acordo com a necessidade de cada produto, serviço ou unidade de negócios. Já a principal desvantagem é que a Matriz BCG só considera a participação no mercado como fator de sucesso ou fracasso do seu produto.

Quais são as 4 categorias que compõem a Matriz BCG?

Para isso, os produtos ou serviços são classificados em 4 categorias (que vamos explicar, mais adiante, com exemplos de matriz BCG como são definidas:

  • Estrelas. ...
  • Pontos de interrogação. ...
  • Vacas leiteiras. ...
  • Abacaxis ou cachorrinhos (ou animais de estimação)

O que é e como montar uma matriz BCG?

Para montar sua Matriz BCG, então, é preciso traçar um gráfico desses, ou seja, uma linha reta na horizontal cruzando com outra linha reta na vertical, formando ângulos de 90º. A linha vertical representará a taxa de crescimento do mercado e, a linha horizontal, o desempenho do seu produto no mercado.

Quais as desvantagens da matriz BCG?

Como visto acima, a Matriz BCG ajuda os gestores na tomada de decisões mais assertivas, de acordo com a necessidade de cada produto, serviço ou unidade de negócios. Já a principal desvantagem é que a Matriz BCG só considera a participação no mercado como fator de sucesso ou fracasso do seu produto.

Qual o principal objetivo da matriz BCG?

A Matriz BCG é uma metodologia desenvolvida para analisar os produtos ou serviços de uma empresa com o objetivo de identificar qual a função dos produtos da carteira da companhia e também para embasar decisões sobre os produtos – se eles continuarão na carteira ou não.

Qual o objetivo da matriz BCG direcionado às organizações?

A matriz BCG é uma ferramenta clássica da administração que permite a análise do portfólio de produtos e serviços da empresa, de acordo com o desempenho no mercado. Ou seja, trata-se de um gráfico utilizado para analisar um produto em relação ao mercado e aos seus concorrentes.

Quais as categorias da Matriz BCG?

  • Como comentamos a Matriz BCG possui quatro categorias, vamos descrever cada um: Vaca leiteira: aqui estamos falando de um produto ou serviço consolidado e que chegou no limite, pois tem alta participação e baixo crescimento de mercado.

Qual a finalidade da matriz?

  • A finalidade da Matriz é permitir a construção do perfil de negócios de uma empresa controlada através da análise de seu potencial de atratividade ou nível de competitividade em relação à indústria ou segmento em que atua, oferecendo à controladora condições de decidir sobre a continuidade ou interrupção das aditividades naquele mercado.

Qual a função da Matriz GE?

  • Sua função é encontrar oportunidades e falhas, trazendo luz aos olhos dos empreendedores para que os investimentos sejam bem utilizados. A Matriz GE foi criada na década de 1970 pela consultoria McKinsey para um de seus mais importantes clientes, a General Electric (GE).

Quais são os eixos da Matriz GE?

  • Na ocasião, foram adicionados cinco quadrantes. Dessa forma, totalizando nove quadrantes, são considerados os eixos “Atratividade da Indústria” e “Força da Unidade de Negócio”. A partir da correta avaliação da Matriz GE, podemos aumentar o ROI de cada uma das unidades ou simplesmente excluí-las do rol de possibilidades.

Postagens relacionadas: