Como é o ferrão de uma arraia?

Como é o ferrão de uma arraia?
Com quase 10 centímetros de comprimento, o ferrão da arraia fluvial é uma estrutura óssea em forma de faca serrilhada, recoberto por um tecido glandular que se rompe na ferroada e libera o veneno no organismo da vítima.
Como a raia se locomove?
A ondulação das nadadeiras constitui-se na principal forma de locomoção das arraias. Na parte inferior encontra-se a boca, pequena e transversa com dentes serrilhados. Essas características permitem que as arraias se alimentem de plâncton, moluscos, crustáceos e outros pequenos animais.
O que causa uma ferroada de arraia?
Semelhante a uma faca serrilhada, o ferrão do animal é recoberto por um tecido glandular que se rompe quando acionado, liberando o veneno no organismo da vítima e causando a dor aguda a que Barbosa se refere. “Além da dor, há relatos de diarreia, taquicardia e vômitos”, destaca Casas.
O que acontece se pisar em uma raia?
O ferimento causado pela ferroada de arraia é muito grave. Ele fica muito contaminado por bactérias, além do veneno, que tem o poder de desintegrar a carne, formando uma necrose muito grande. É uma das piores dores que o ser humano pode sentir”, explica o médico.
Qual o comprimento da arraia?
- Arraias: Peso e Comprimento. O comprimento da arraia varia de acordo com a espécie. A menor arraia mede, em média, 50 centímetros; ao passo que a arraia-jamanta mede 7 metros de extensão de uma barbatana à outra. As maiores arraias existentes, como é o caso da arraia-jamanta, pesam, em média, 300 quilos, porém esse número pode atingir ...
Qual a diferença entre Arraia e Raia?
- As arraias são peixes cartilaginosos, pertencentes a mesma superordem ( Baitodea ), a qual abriga espécies como o tubarão. Tanto o termo arraia, quanto o termo raia designam o mesmo animal, e ambas as nomenclaturas podem ser encontradas na literatura.
Qual o corpo de uma arraia?
- Anatomicamente, a arraia possui um corpo de formato ‘achatado’ dorsoventralmente, o qual lembra a estrutura de um disco. Possui barbatanas que acompanham o contorno deste corpo e podem se assemelhar-se a asas ou a um tecido flutuante. Possui fendas branquiais que se posicionam por baixo da cabeça.
Quais são as espécies de Arraias?
- Atualmente há mais de 300 espécies de arraias, distribuídas em praticamente todos os continentes do planeta. Mesmo com a grande variabilidade de espécies já identificadas, assim como a grande quantidade de ordens, famílias e gêneros taxonômicos, os estudos sobre arraias ainda podem ser considerados escassos.