adplus-dvertising

Como é feito o exame de retorno ao trabalho?

Índice

Como é feito o exame de retorno ao trabalho?

Como é feito o exame de retorno ao trabalho?

O exame consiste em avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional, exame físico e psicológico. O objetivo do exame de retorno ao trabalho é verificar se o trabalhador realmente recuperou sua saúde física após o período afastado e está apto para voltar a executar suas atividades.

Quem deve pagar o exame de retorno ao trabalho?

A NR no. 7, estabelece que o ônus de todos os procedimentos relacionados ao PCMSO , ou seja, exame médico admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional, devem ser do empregador.

Precisa fazer exames complementares no retorno ao trabalho?

Normalmente não são pedidos exames complementares na ocasião do retorno ao trabalho. No entanto, o Médico do Trabalho poderá solicitar qualquer exame que julgue ser importante, exceto os exames discriminatórios.

Quais os exames mais indicados como critério do retorno ao trabalho para pessoas afastadas?

Outra opção, sugerida pelo Ministério da Saúde, é também utilizar o Teste rápido sorológico (IGM/IGG) como critério laboratorial para que os profissionais de saúde retornem ao trabalho, caso optem pela estratégia baseada em testes laboratoriais.

Qual a semelhança entre os exames de retorno ao trabalho?

  • Diante desta semelhança entre os exames, muito se questionam se o exame de retorno ao trabalho vale como demissional, bem como, se pode substituir o exame periódico. Por isso, vamos analisar essas e outras questões sobre este importante exame médico a seguir.

Quando deve ser realizado o exame médico de retorno ao trabalho?

  • O exame médico de retorno ao trabalho deverá ser realizado em situações nas quais o colaborador permaneça afastado do serviço por período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não ou ainda no retorno ao trabalho após o parto. WORK MEDICINA - Procedimento de exames de retorno ao trabalho

Será que o exame de retorno ao trabalho serve como demissional?

  • Sendo assim, caso o exame de retorno ao trabalho ou outro exame de saúde ocupacional tenha sido feito dentro dos prazo acima mencionados, pode-se afirmar que o exame de retorno ao trabalho serve como demissional.

Será que um colaborador não retorna ao trabalho após o atestado?

  • Se um colaborador falta por motivo de doença não é correto o encaminha-lo para exame de retorno ao trabalho. Embora ele fosse retornar ao trabalho depois do atestado, o exame não cumpre a determinação da NR 7 dos trinta dias. Entenda os motivos.

Postagens relacionadas: