Para que serve o exame de audiometria tonal e vocal?
Índice
- Para que serve o exame de audiometria tonal e vocal?
- O que é exame audiometria tonal e vocal imitanciometria?
- Como funciona o audiometria tonal?
- Para que serve o exame de Logoaudiometria?
- O que é um exame de imitanciometria?
- Como é realizado o exame da audiometria vocal?
- Como é feita a audiometria tonal por via óssea?
- Como é realizada a audiometria?
- Quais são os testes de audiometria?

Para que serve o exame de audiometria tonal e vocal?
Audiometria tonal: avalia o grau de audição do paciente em relação a sons emitidos em diversas frequências. Pode ser realizado por via aérea comum ou por via óssea. Audiometria vocal: avalia a capacidade que o paciente possui para entender a voz humana.
O que é exame audiometria tonal e vocal imitanciometria?
Audiometria vocal Avalia a compreensão da fala humana. Audiometria tonal Avalia via aérea e via óssea, em diversas frequências, sendo indicado pelo paciente sua sensibilidade aos sons. Assim, pode se indicar o tipo e o grau da perda auditiva. Audiometria vocal Avalia a compreensão da fala humana.
Como funciona o audiometria tonal?
A audiometria tonal é um exame que avalia a capacidade auditiva do indivíduo através de estímulos acústicos. Esses estímulos são transmitidos por um fone de ouvido e um vibrador sonoro. Por ser um exame subjetivo o paciente deverá indicar ao examinador, através de um gesto, todas as vezes em que perceber o som.
Para que serve o exame de Logoaudiometria?
A logoaudiometria é um exame utilizado para confirmação de lesão no aparelho auditivo, detecção de perdas auditivas funcionais ou não-orgânicas, simulação de perda auditiva, evolução do rendimento auditivo social do indivíduo, confirmação dos liminares tonais e indicação do aparelho de amplificação sonora auditiva.
O que é um exame de imitanciometria?
Um desses exames é a imitanciometria, também conhecido como impedanciometria. Esse procedimento avalia a mobilidade do sistema tímpano-ossicular e verifica a presença ou ausência de reflexos acústicos. Ele também fornece dados sobre a integridade da orelha média, sendo fundamental como diagnóstico diferencial.
Como é realizado o exame da audiometria vocal?
- A audiometria vocal tem como objetivo avaliar a habilidade de perceber e reconhecer os sons da fala. Além disso, é fundamental também para a adaptação dos aparelhos auditivos, pois, os seus resultados auxiliam na seleção, avaliação e adaptação do aparelho. Como é realizado o exame da audiometria vocal?
Como é feita a audiometria tonal por via óssea?
- A audiometria tonal por via óssea é realizada sempre que os limiares por via aérea forem maiores do que 25 dB NA (adultos). O procedimento é basicamente o mesmo.
Como é realizada a audiometria?
- Como é realizado a audiometria? A audiometria é simples e indolor, contudo deve ser realizada por um fonoaudiólogo capacitado. Para a realização desse exame é necessário um audiômetro (aparelho que emite sons via fone de ouvido) e uma cabine acústica, a qual impede qualquer barulho externo que possa prejudicar o resultado do teste.
Quais são os testes de audiometria?
- Para finalizar a audiometria vocal tem como objetivo avaliar a habilidade de perceber e reconhecer os sons da fala. Inclui os seguintes testes: - “Limiar de Reconhecimento de Fala” (SRT) – é definido como a menor intensidade com a qual o paciente é capaz de repetir corretamente 50% das palavras.