Como é feito o estágio supervisionado?
Índice
- Como é feito o estágio supervisionado?
- O que é a disciplina de estágio supervisionado?
- O que Paulo Freire fala sobre estágio supervisionado?
- Como conseguir um estágio supervisionado?
- O que acontece se eu não conseguir estágio?
- Como funciona o estágio curricular obrigatório?
- Qual é o objetivo de um estágio?
- Como fica o estagiário supervisionado?
- Qual o foco do estágio supervisionado?
- Como fazer o Estágio Supervisionado em sala de aula?
- Quais são os sentidos do estágio supervisionado?

Como é feito o estágio supervisionado?
O estágio supervisionado é uma atividade proposta aos alunos de graduação que permite vivenciar os conteúdos teóricos estudados em sala de aula em uma situação prática. Por meio desse tipo de experiência, é possível obter competências e conhecimentos com a supervisão de um profissional já formado.
O que é a disciplina de estágio supervisionado?
O estágio supervisionado faz parte da grade curricular da maioria dos cursos de graduação, sendo obrigatório para a formação do estudante. Ele é uma oportunidade dada ao aluno para vivenciar os conteúdos teóricos aprendidos na sala de aula em uma situação prática, com o acompanhamento de um profissional qualificado.
O que Paulo Freire fala sobre estágio supervisionado?
Paulo Freire (2002, p. 14) chama atenção para a necessidade de respeitar o conhecimento dos estudantes e a importância da pesquisa no processo de ensino, ele afirma que “não há pesquisa sem ensino, nem ensino sem pesquisa”.
Como conseguir um estágio supervisionado?
Para se formar, o aluno precisa cumprir uma carga horária específica de estágio obrigatório supervisionado. Para isso, é preciso imprimir um documento oferecido pela faculdade — termo de compromisso de estágio — e apresentá-lo à empresa que está concedendo o estágio.
O que acontece se eu não conseguir estágio?
Se a oportunidade de estágio não apareceu durante o curso ou se o estudante não soube ou não pôde aproveitar as que tenham surgido, deve usar todas as atividades praticadas durante o período do curso para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.
Como funciona o estágio curricular obrigatório?
Estágio Obrigatório: O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório é aquele que está na matriz curricular e parte da carga horária do curso. Neste, não há nenhum tipo de remuneração e nenhuma relação trabalhista com a empresa ou instituição que concede o estágio.
Qual é o objetivo de um estágio?
O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula.
Como fica o estagiário supervisionado?
- Um estagiário fica encarregado de muitas funções no local onde está estagiando. Além disso, a grande vantagem de ele ser supervisionado é o fato de poder contar com o apoio de toda uma equipe da instituição e de um professor, que o auxiliará durante essa jornada.
Qual o foco do estágio supervisionado?
- O principal foco do estágio supervisionado é preparar o estudante para o mercado de trabalho, possibilitando que ele tenha uma vivência prática da profissão que pretende seguir. Esse ato educativo faz parte do projeto pedagógico dos cursos, mas nem sempre ele é obrigatório.
Como fazer o Estágio Supervisionado em sala de aula?
- No entanto, é fundamental que ele conheça a rotina do mercado de trabalho para que fique mais preparado na hora que tiver o diploma na mão. Dessa maneira, o estágio supervisionado, obrigatório ou não, é uma oportunidade para o estudante colocar em prática tudo o que aprendeu em sala de aula.
Quais são os sentidos do estágio supervisionado?
- Os autores citados contribuíram no sentido de esclarecer os sentidos da disciplina de estágio supervisionado na formação dos professores, além de trazerem elementos específicos sobre as relações entre teoria e prática e sobre os novos desafios de ensinar. Estágio Supervisionado e Formação Docente