Quando repetir a densitometria óssea?

Quando repetir a densitometria óssea?
Um mínimo de dois anos de intervalo é recomendado entre cada densitometria óssea, podendo períodos maiores ser adequado.
Quanto tempo dura a densitometria óssea?
- A densitometria óssea dura em média cinco minutos para coluna e fêmur e dez minutos para corpo total. Periodicidade A densitometria óssea é feita a cada um ou dois anos, a depender do controle da osteopenia/osteoporose determinado pelo médico assistente.
Qual a contraindicação para a densitometria óssea?
- Contraindicações. Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, por conta da radiação; Pessoas que fizeram exame com contraste de iodo ou bário não podem fazer a densitometria óssea durante uma a duas semanas a depender do contraste utilizado (tempo para que seja eliminado do corpo), pois este interfere no resultado.
Por que a densitometria supera a densidade mineral dos ossos?
- Mas, para diagnosticar problemas como a osteoporose e osteopenia, nenhum desses exames supera a densitometria óssea. Ela é capaz de sinalizar a redução da massa óssea com muita precisão e precocemente, pois o aparelho utilizado analisa a densidade mineral dos ossos.
Como Usar roupas para o teste de densitometria óssea?
- No dia do exame de densitometria óssea, evite usar roupas com botões ou fivelas de metal para o teste, pois estes podem inferir no resultado.