adplus-dvertising

Para que serve o exame de elastografia hepática?

Índice

Para que serve o exame de elastografia hepática?

Para que serve o exame de elastografia hepática?

Trata-se de um exame utilizado para avaliar o grau de fibrose hepática, ou seja, cicatrizes no fígado causadas por lesões.

Como é feito o exame elastografia hepática?

O método é similar ao de uma ultrassonografia comum, em que o paciente deita sob a maca e o profissional responsável desliza a sonda sob o abdômen com a ajuda de um gel, gerando imagens na tela do aparelho em tempo real. A partir delas, é possível diagnosticar e avaliar a progressão de possíveis doenças no fígado.

Qual o valor do exame elastografia hepática?

Hepatopatias crônicas usualmente resultam de uma série de afecções, que incluem hepatite viral, doença hepática gordurosa não alcoólica e abuso de álcool....Elastografia hepática por ultrassom – Novos valores e recomendações.
Valor de rigidez hepáticaSignificado do resultado
Entre 10 e 15 kpaImplica outros testes confirmatórios
Acima de 15 kpaÉ altamente sugestivo de DHCAc
Mais 1 linha

Como é feito o exame de FibroScan?

Na prática, a realização do exame de Fibroscan lembra muito o de uma ultrassonografia. Para sua realização, o paciente deve permanecer deitado, o profissional faz a aplicação de um gel e desliza uma pequena sonda sobre o abdômen do indivíduo, com o intuito de obter os parâmetros de fibrose e gordura do órgão.

Quanto custa um exame de FibroScan?

E ele nem bebia, e eu também não bebo. O médico me recomendou fazer um exame URGENTEEE chamado FibroScan, para confirmar ou descartar a doença. MINHA VIDA DEPENDE DISSO!!!Entretanto, esse exame só é feito no Rio de Janeiro e custa mais de R$ 4.000,00 (Quatro mil reais).

O que é ARFI?

A tecnologia ARFI é um método para quantificar as propriedades mecânicas do tecido sem compressão manual. Neste método a velocidade da onda de cisalhamento induzida por radiação e propagação acústica do tecido.

Como é feita a tomografia do fígado?

O ultrassom costuma ser o primeiro exame realizado para examinar o fígado. A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de Raios X ao redor do paciente.

O que é kPa na elastografia?

A velocidade da onda de cisalhamento, ex- pressa em kilopascal (kPa), está diretamente relacionada com a rigidez do te- cido (6), ou seja, quanto mais endurecido o tecido, mais rápida é a propagação das vibrações. Logo, quanto maior o resultado em kpa, maior o grau de fibrose do parênquima hepático.

Onde fazer o exame de FibroScan?

Clínica Cedig - FibroScan®

O que significa DHCAc?

O consenso BAVENO VI propôs o termo “doença hepática crônica avançada compensada” (DHCAc) para designar pacientes com fibrose grave ou cirrose hepática assintomática, que passa a ser usada nesta nova proposta, onde seria mais importante incluir ou excluir doença significativa do que prover um estadiamento baseado em um ...

Por que a Elastografia é indicada para a avaliação desse tipo de doença?

  • A elastografia também é indicada para a avaliação de nódulos benignos e malignos. A grande vantagem é que, diferentemente da biópsia, esse tipo de exame é rápido, prático e indolor, não envolvendo perfurações ou cortes no corpo. E o diagnóstico já é reconhecido como um dos mais precisos e seguros na prevenção e avaliação desse tipo de doença.

Qual a vantagem do exame de hepatite crônica?

  • A vantagem do exame em casos de hepatite crônica é a equivalência dos resultados com a biópsia, mas de forma menos invasiva. Essa opção, chamada de elastografia Shear-Wave, pode ser repetida quantas vezes for necessário, permitindo que o paciente acompanhe a evolução da doenças e os resultados do tratamento.

Quais são as causas da fibrose hepática?

  • As doenças crônicas são as responsáveis pelo desenvolvimento da fibrose hepática. Essa condição faz com que as células do fígado, após lesões agudas, param de se regenerar, o que é o processo comum desse órgão. Quando isso acontece, há um aumento não regulado de tecido fibroso, que causa insuficiência e fibrose hepátic a.

Qual o resultado do exame do fígado?

  • O resultado é imediato e mostra a evolução da saúde do fígado, permitindo ao médico avaliar e monitorizar a evolução de doenças independentemente de tratamento ou outros fatores. O resultado do exame ajuda também a prever complicações em situações como a cirrose hepática.

Postagens relacionadas: