Para que serve o exame de fundo de olho?

Para que serve o exame de fundo de olho?
O exame do fundo de olho por meio da oftalmoscopia direta faz parte do exame físico de rotina e tem por finalidade inspecionar as seguintes estruturas oculares: câmara anterior, pupila, cristalino, retina, nervo óptico, mácula, artérias e veias.
O que causa lesão no fundo do olho?
A lesão da retina é consequente à combinação da oclusão e do extravasamento microvascular, sendo estas alterações visualizadas na fundoscopia; no entanto, às vezes é necessário avaliar o fundo de olho contrastado com fluoresceína para detectar lesões discretas e auxiliar no tratamento.
Qual o aparelho utilizado para o exame de fundo de olho?
- O principal aparelho utilizado pelo clínico para realização do exame de fundo de olho é o oftalmoscópio direto. O oftalmologista usa o oftalmoscópio indireto e a lâmpada de fenda. 2 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração. 3 Veias: Vasos sangüíneos que levam o sangue ao coração.
Qual é o fundo de olho?
- 1 Fundo de olho: Fundoscopia, oftalmoscopia ou exame de fundo de olho é o exame em que se visualizam as estruturas do segmento posterior do olho (cabeça do nervo óptico, retina, vasos retinianos e coroide), dando atenção especialmente a região central da retina, denominada mácula.
Qual a periodicidade do exame de fundo de olho?
- O clinico geral ou o médico oftalmologista irá sugerir uma periodicidade diferente para quem está em acompanhamento para alguma doença ocular ou sistêmica, levando em conta o histórico do paciente. O exame de fundo de olho pode trazer informações importantes em indivíduos de todas as idades.
Como fazer o exame de fundo de olho indireto?
- Após dilatar a pupila (leva em média 20 minutos), o médico fará o exame de fundo de olho. O exame de fundo de olho indireto pode ser realizado na lâmpada de fenda, mas o mais comum, é o oftalmologista se utilizar do capacete de Skepens e uma lente de 20D. Exame do fundo de olho indireto.