Como a gravidez na adolescência é vista hoje?
Índice
- Como a gravidez na adolescência é vista hoje?
- Quais são as consequências de uma gravidez na adolescência?
- O que fazer para evitar a gravidez na adolescência?
- Porque ocorrem muitos casos de gravidez na adolescência?
- Por que a gravidez na adolescência continua aumentando mesmo com tanta informação?
- O que a sociedade pensa sobre a gravidez na adolescência?
- Como a gravidez na adolescência afeta a vida dos jovens?
- Como prevenir a gravidez na adolescência no Brasil?
- Qual a melhor forma de prevenir gravidez?
- Quais são as razões para que a porcentagem da gravidez de adolescentes ainda continua crescente no Brasil?
- Como evitar a gravidez na adolescência?
- Qual a situação da adolescente grávida?
- Quais comunidades enfrentam a gravidez na adolescência?
- Quais são as mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes?

Como a gravidez na adolescência é vista hoje?
A gravidez na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho. A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares.
Quais são as consequências de uma gravidez na adolescência?
A gravidez numa fase precoce da vida, como a adolescência, pode resultar em diversas consequências tanto para a gestante quanto para o bebê, como depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e aumento da pressão arterial.
O que fazer para evitar a gravidez na adolescência?
A forma mais segura de evitar a gravidez é utilizando algum método contraceptivo, como os que citamos a seguir:
- Camisinha: Usar sempre uma nova para cada ejaculação;
- Espermicida: Deve ser pulverizado na vagina antes do contato íntimo e deve ser sempre utilizado em conjunto com a camisinha;
Porque ocorrem muitos casos de gravidez na adolescência?
A gravidez na adolescência ocorre com maior frequência em pessoas com baixa escolaridade e está relacionada, muitas vez, com o mau uso dos métodos contraceptivos. A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas.
Por que a gravidez na adolescência continua aumentando mesmo com tanta informação?
O excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.
O que a sociedade pensa sobre a gravidez na adolescência?
A ocorrência de gravidez na adolescência é um fato rotineiro e comum nessa classe social. As colegas das jovens entrevistadas, suas irmãs e, em alguns casos, a própria mãe são ou foram mães adolescentes. Constata-se uma valorização da maternidade, onde ser mãe equivale a assumir um novo status social, o de ser mulher.
Como a gravidez na adolescência afeta a vida dos jovens?
Geralmente diante de uma gravidez na adolescência há perda de liberdade, o abandono dos estudos, a rejeição, o distanciamento dos amigos como também uma mudança no estilo de vida relacionada a essa idade. Existem algumas transformações devido à gravidez na adolescência tanto de forma individual como familiar e social.
Como prevenir a gravidez na adolescência no Brasil?
No Brasil, o Sistema único de Saúde oferece gratuitamente diversos métodos para evitar a gravidez indesejada. Entre eles estão a pílula combinada, anticoncepcional injetável, DIU, diafragma, anticoncepção de emergência e minipílula.
Qual a melhor forma de prevenir gravidez?
- Pílula anticoncepcional. ...
- Implante anticoncepcional. ...
- Dispositivo intrauterino (DIU) ...
- Camisinha masculina e feminina. ...
- Diafragma vaginal. ...
- Anel vaginal. ...
- Anticoncepcional injetável. ...
- Laqueadura ou Vasectomia.
Quais são as razões para que a porcentagem da gravidez de adolescentes ainda continua crescente no Brasil?
Apesar de ocorrer em diferentes grupos, os estudos demonstram que a gravidez na adolescência está relacionada a baixa renda, deficit de escolaridade e poucas perspectivas intelectuais, sociais e profissionais.
Como evitar a gravidez na adolescência?
- A melhor forma de evitar a gravidez na adolescência é se informar adequadamente e conhecer o próprio corpo e do parceiro antes de começar a vida sexual. Meninos e meninas devem se informar sobre os métodos anticoncepcionais. A camisinha é o mais comum, mais barato e mais fácil de utilizar.
Qual a situação da adolescente grávida?
- Viviane ressalta que “uma adolescente grávida, sofre com várias questões existenciais, insegurança, baixa autoestima, medo e pode alimentar fantasias positivas ou negativas sobre o futuro. Quando nem mesmo o conforto de quem a acolha for suficiente, ela pode buscar grupos de apoio ou psicoterapia individual”.
Quais comunidades enfrentam a gravidez na adolescência?
- No Brasil são diversas as comunidades que hoje enfrentam esta situação. Este trabalho propõe a elaboração de um projeto de intervenção com o objetivo de implementar estratégias de educação em saúde no âmbito das escolas para diminuir a gravidez na adolescência.
Quais são as mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes?
- Dados do Ministério da Saúde mostraram um total de 274 mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes em 2004. Essas mortes, além das causas obstétricas, podem estar relacionadas com a tentativa de aborto, comum em adolescentes grávidas.