Quais são as principais características dos crustáceos?
Índice
- Quais são as principais características dos crustáceos?
- Como ocorre a fecundação e o desenvolvimento dos crustáceos?
- Como funciona o corpo dos crustáceos?
- Como é feita a excreção dos crustáceos?
- Quais são os crustáceos?
- Quais são os hábitos de vida dos crustáceos?
- Por que os crustáceos reproduzem-se dessa forma?
- Por que os crustáceos possuem esses órgãos?

Quais são as principais características dos crustáceos?
Os crustáceos constituem um grupo de artrópodes que possui como característica mais marcante a presença de dois pares de antenas na região da cabeça. Os artrópodes constituem um grupo de animais que apresenta corpo segmentado, apêndices articulados, celoma, simetria bilateral e sistema digestório completo.
Como ocorre a fecundação e o desenvolvimento dos crustáceos?
A maioria dos crustáceos é de sexos separados, embora existam espécies hermafroditas, a fecundação é cruzada, envolvendo copulação. ... Em algumas espécies, como é o caso do lagostim, as fases larvais são suprimidas, sendo que do ovo emerge um jovem: o desenvolvimento, nesses casos, é direto.
Como funciona o corpo dos crustáceos?
O corpo dos crustáceos, é dividido em cefalotórax, parte do corpo formada por cabeça e tórax fundidos, e abdome. Esses animais possuem um número variável de patas (geralmente cinco pares) e dois pares de antenas.
Como é feita a excreção dos crustáceos?
O tubo digestivo desses animais é completo, e a excreção ocorre por glândulas maxilares ou antenais, sacos cegos que se abrem nas maxilas ou antenas, respectivamente. Os crustáceos geralmente são dioicos, ou seja, apresentam sexos separados, mas existem espécies hermafroditas, como as cracas.
Quais são os crustáceos?
- Os crustáceos são animais invertebrados pertencentes ao filo dos artrópodes. Exemplos são os camarões, as lagostas, as cracas, os caranguejos e siris, que vivem ...
Quais são os hábitos de vida dos crustáceos?
- A maioria dos crustáceos tem hábitos de vida livre, habitando tanto ambientes bentônicos quanto planctônicos. Porém, há também espécies de crustáceos que vivem fixos sobre o substrato, como as cracas. Há ainda algumas espécies de crustáceos ectoparasitas, parasitando especialmente peixes ósseos.
Por que os crustáceos reproduzem-se dessa forma?
- Vale destacar que nem todos os crustáceos reproduzem-se dessa forma. As cracas, por exemplo, são hermafroditas e apresentam fecundação cruzada, o que significa que, apesar de terem os dois sexos, acasalam-se com indivíduos diferentes.
Por que os crustáceos possuem esses órgãos?
- No que diz respeito à excreção, os crustáceos possuem órgãos excretores conhecidos como glândulas das antenas ou glândulas maxilares. Essas estruturas possuem essa denominação porque os poros excretores abrem-se no lado inferior das bases das segundas antenas ou próximos às bases das segundas maxilas.