Quais as condições que propiciaram o desenvolvimento dos corais?
Índice
- Quais as condições que propiciaram o desenvolvimento dos corais?
- Como vivem os corais?
- Quais as características dos recifes de corais?
- O que está causando o branqueamento dos corais?
- O que está causando o branqueamento dos corais que compõem a Grande Barreira?
- Quais são os corais?
- Como os corais são formados?
- Quais são os recifes de corais?
- Como os corais se reproduzem?

Quais as condições que propiciaram o desenvolvimento dos corais?
Os recifes de coral crescem na região fótica de mares tropicais, de forte ação de ondas, forte o suficiente para manter disponível na coluna de água alimento e oxigénio dissolvido. Os recifes de coral também dependem de águas limpas e pobres em nutrientes para crescer.
Como vivem os corais?
Dá-se o nome de corais a um grupo de animais marinhos primitivos, da classe Antozoários do filo Cnidários. Eles vivem em ambientes muito restritos, em mares tropicais de águas quentes (acima de 20 ºC) e claras, portanto, calmas e rasas (menos de 40 m de profundidade).
Quais as características dos recifes de corais?
Os recifes de corais são importantes ambientes marinhos e possuem uma rica biodiversidade, sendo fundamentais tanto ecológica como economicamente. Os recifes de corais são importantes ecossistemas que abrigam uma grande quantidade de formas de vida marinha, fornecendo-as abrigo e proteção.
O que está causando o branqueamento dos corais?
O branqueamento do coral está relacionado com o estresse ambiental, causado, por exemplo, pela mudança da temperatura. A principal causa do branqueamento é o aumento da temperatura da água, seja por aquecimento global, seja por eventos sazonais.
O que está causando o branqueamento dos corais que compõem a Grande Barreira?
O branqueamento de corais é causado por mudanças climáticas que geram picos de temperatura no mar em verões muito quentes. Assim como o nome sugere, a consequência desse fenômeno é a perda do pigmento de algas que alimentam outros animais marinhos.
Quais são os corais?
- Os corais são animais do filo dos cnidários e vivem em regiões tropicais e subtropicais do planeta. São considerados importantes bioindicadores da qualidade da água, uma vez que só sobrevivem em água limpa e clara, respondendo rapidamente às pertubações do ambiente.
Como os corais são formados?
- Os corais são formados por pólipos, animais que compõem a Classe Anthozoa, do filo Cnidaria.
Quais são os recifes de corais?
- Em virtude dessa associação, os recifes de corais são encontrados, principalmente, em locais de baixa profundidade, uma vez que as algas necessitam de luz. Os recifes de corais apresentam grande biodiversidade e são o local de reprodução de várias espécies.
Como os corais se reproduzem?
- Os corais podem se reproduzir de forma assexuada e sexual. No primeiro tipo, novos pólipos clonais brotam de pólipos pai para expandir ou iniciar novas colônias. Isto ocorre quando o progenitor atinge tamanho determinado e se divide. Esse processo continua durante toda a vida.