Como ocorre o desenvolvimento dos moluscos?
Índice
- Como ocorre o desenvolvimento dos moluscos?
- Quais as principais características que definem o Filo Mollusca?
- Como é o desenvolvimento embrionário do Celoma dos moluscos Por que foi importante o desenvolvimento evolutivo de um Celoma?
- Como molusco se reproduz?
- Quais as três principais características que distinguem o filo Mollusca dos demais Filos?
- Quais são as características do filo Anelideos?
- Por que foi importante o desenvolvimento evolutivo de um Celoma?
- Qual a importância dos moluscos para a economia?
- Quais tipos de celomas podem ser formados?
- Como os moluscos vivem na natureza?
- Quais são os moluscos?
- Como ocorre a fecundação de um molusco?

Como ocorre o desenvolvimento dos moluscos?
Os moluscos podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados. A fecundação pode ser externa, com liberação dos gametas na água, ou interna. O desenvolvimento pode ser indireto, ou seja, apresentar uma fase larval, ou direto, quando do ovo já eclode forma jovem.
Quais as principais características que definem o Filo Mollusca?
Segundo maior filo do Reino Animalia em número de espécies, o filo Mollusca possui representantes marinhos, terrestres e de água doce. ... São animais triblásticos, celomados, com simetria bilateral e cujo corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral (que abriga os principais órgãos desses animais).
Como é o desenvolvimento embrionário do Celoma dos moluscos Por que foi importante o desenvolvimento evolutivo de um Celoma?
O celoma nos moluscos é definido como uma cavidade completamente revestida por mesoderma. O estudo da embriogênese de muitos animais mostra-nos que a mesoderme forma-se a partir da evaginações do futuro intestino ( do mesentoderme ). Essas evaginações crescem e, posteriormente, destacam-se do futuro tubo intestinal.
Como molusco se reproduz?
A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dióica (sexos separados). Geralmente a fecundação é interna, mas pode também ser externa.
Quais as três principais características que distinguem o filo Mollusca dos demais Filos?
A presença e o formato das conchas, além do desenvolvimento relativo da cabeça, do pé e do saco visceral, são as características que distinguem as diversas classes dos moluscos, da quais as mais famosas são: Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda.
Quais são as características do filo Anelideos?
Anelídeos (Filo Annelida) são animais de corpo segmentado que vivem em diferentes ambientes, como água doce e solo úmido. ... São animais triblásticos, celomados e que apresentam simetria bilateral.
Por que foi importante o desenvolvimento evolutivo de um Celoma?
A evolução do celoma - uma cavidade interna rodeada pela mesoderme - foi o maior avanço evolutivo para o Reino Animal, pois possibilitou o desenvolvimento de complexos órgãos internos. ... A evolução de uma cavidade interna do corpo tornou possível um significativo avanço na arquitetura animal.
Qual a importância dos moluscos para a economia?
Muitos moluscos são utilizados na alimentação humana como fonte de proteínas. Há também os moluscos bivalves, como as ostras, responsáveis pela produção das pérolas, de elevado valor comercial para o homem. ...
Quais tipos de celomas podem ser formados?
- Dois tipos de celomas podem ser formados: 1 Celoma esquizocélico– a mesoderme forma-se a partir de duas células endodérmicas, que vão originar o folheto parietal... 2 Celoma enterocélico– a mesoderme forma-se a partir de duas envaginações da parede do arquêntero, ou seja, da endoderme,... More ...
Como os moluscos vivem na natureza?
- Os moluscos constituem um grupo muito bem sucedido na natureza. Ocupam vários ambientes e exibem hábitos de vida bastante diversificados. Os bivaldos, que vivem na água do mar ou dos rios e lagos, podem viver fixos ou enterrados.
Quais são os moluscos?
- Os moluscos são animais predominantemente marinhos e de vida livre, podendo, inclusive viver fixos ou enterrados. Embora exista grande diversidade de espécies ...
Como ocorre a fecundação de um molusco?
- A depender da espécie de molusco, a fecundação pode ser interna ou externa. Em algumas espécies, o desenvolvimento é direto, enquanto, em outras, ele é indireto, ou seja, com a presença de um estágio larval. Em algumas espécies, observa-se o surgimento de uma larva ciliada, denominada trocófora, e um segundo estagio larval, chamado de velígera.