adplus-dvertising

Como atender criança psicanálise?

Índice

Como atender criança psicanálise?

Como atender criança psicanálise?

Ouça em voz altaPausarA psicanálise infantil, porém, busca tratar a criança como ser dotado da capacidade de constituir sua própria demanda clínica, desde que “promovida a um lugar de sujeito, no desenlace da escuta, da palavra e do brincar”, como ressalta artigo publicado na revista Estilos da Clínica.

Como atender adolescente na psicanálise?

Ouça em voz altaPausarAo cuidar da criança e do adolescente, o analista se defronta com a dinâmica familiar, que deve ser levada em consideração. Diferentemente da psicanálise de adultos, crianças e adolescentes são trazidos para o tratamento por seus pais. A criança é parte dessa família e seus pais passam a fazer parte do tratamento.

Como é o atendimento Psicanalitico?

Ouça em voz altaPausarA terapia psicanalítica, realizada por profissionais que oferecem uma escuta singular, atende às mais variadas manifestações de sofrimento emocional. ... O psicanalista acolhe e busca compreender as fontes de angústia e dor, na maneira particular que se apresentam para cada pessoa.

O que é brincadeira para psicanálise?

Ouça em voz altaPausarA teoria do brincar desenvolvida por Winnicott (1975) parte da consideração de que a brincadeira é primária, e não produto da sublimação dos instintos. É uma forma básica de viver, universal e própria da saúde, que facilita o crescimento e conduz aos relacionamentos grupais.

Como um psicólogo deve atender uma criança?

Ouça em voz altaPausarComo funciona o atendimento as crianças? Sabemos que as crianças não expressam seus sentimentos e emoções como fazem os adultos. Elas verbalizam menos e tem outras formas de comunicação. Por isso, todo atendimento é feito de forma lúdica, ou seja, através de brincadeiras, desenhos, jogos e massinhas.

O que Freud fala sobre crianças?

Ouça em voz altaPausarA criança que Freud descortina sente tristeza, solidão, raiva, desejos destrutivos, vive conflitos e contradições, é portadora de sexualidade, escapa ao controle da educação e “[...] é capaz da maior parte das manifestações psíquicas do amor, por exemplo, a ternura, a dedicação e o ciúme” (Freud, 1907/1976a, p.139).

O que é adolescência para a psicanálise?

Ouça em voz altaPausarA adolescência é uma fase de construção social, na qual o indivíduo se desenvolve para ocupar um cargo na sociedade. Nesse contexto, sair da infância para a vida adulta estava marcado pela independência econômica e social. ...

Como um psicólogo pode ajudar um adolescente?

Ouça em voz altaPausarO Psicólogo para Adolescentes irá ajudar o jovem a se reencontrar em meio a todas estas mudanças que acontecem, entender seus sentimentos, se controlar melhor e cuidar de todos os conflitos que estejam sendo vivenciados, sejam eles relacionados aos outros, ou a si mesmo.

Por que a psicanálise infantil é indicada?

  • Assim, enquanto algumas crianças com esses diagnósticos podem se beneficiar de uma terapia comportamental e/ou medicação, a psicanálise infantil é indicada quando a criança (e a família) ainda está lutando com as consequências da doença.

Como começou a psicanálise com crianças?

  • A psicanálise com crianças possui seu início em várias vertentes, destacando como pioneiros (as): Sigmund Freud; Anna Freud [filha]; Sabina Spielrein [paciente de Freud e de Jung, amante de Jung]; Melanie Klein; Françoise Dolto; Donald Winnicott; Maud Mannoni [analisante de Dolto] e Arminda Aberastury [esposa de Pichón].

Como é o tratamento psicanalítico para crianças e adolescentes?

  • O tratamento psicanalítico e orientado para crianças e adolescentes baseia-se nos mesmos princípios do tratamento dos adultos. No entanto, é modificado para o nível de desenvolvimento da criança. Assim, a psicanálise infantil se trata de uma versão intensiva da terapia lúdica.

Qual a frequência da psicoterapia infantil?

  • Sim, há psicoterapia psicodinâmica infantil e psicoterapia entre pais e filhos. Nestas psicoterapias, o tratamento é se desenvolve a partir dos mesmos princípios, mas a frequência é reduzida para 2-3 vezes por semana. Para algumas crianças e adolescentes, a psicoterapia, embora não seja um tratamento tão profundo, pode ser eficaz.

Postagens relacionadas: