Como calcular demissão voluntária?
Índice
- Como calcular demissão voluntária?
- O que significa demissão voluntária?
- Quem aderiu ao PDV têm direito a sacar o FGTS?
- Quanto eu recebo se for demitido?
- Qual a vantagem da demissão voluntária?
- Por que a adesão a um plano de Demissão Voluntária?
- Qual a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a demissão voluntária?
- Como calcular o pedido de demissão?

Como calcular demissão voluntária?
O saldo de salário é a compensação financeira pelo valor que o trabalhador, de fato, trabalhou no mês da rescisão, podendo também, ser o mês inteiro. Ele é calculado multiplicando o valor do salário diário pelo número de dias trabalhados. É importante lembrar que os valores de INSS e IRRF são descontados desta conta.
O que significa demissão voluntária?
O plano de demissão voluntário é um dispositivo legal para a diminuição do quadro de funcionários de uma empresa, ou seja, é um ajuste entre as partes envolvidas (empregado e empregador) para realizar uma demissão de forma acordada e coletiva.
Quem aderiu ao PDV têm direito a sacar o FGTS?
A advogada Laís Carrano, da LBS Advogados Associados, foi bem clara: “não terá direito à multa de 40% do FGTS”. “O PDV – como o próprio nome diz, Programa de Demissão Voluntária – é a pessoa que está optando. O que a Caixa faz é incentivar este desligamento com apoio financeiro.
Quanto eu recebo se for demitido?
A rescisão do contrato de trabalho também dá ao funcionário o direito de receber o salário do mês atual de forma proporcional aos dias trabalhados. Assim, se foram trabalhados 15 dias, o empregado terá direito a receber 50% da remuneração relativa àquele mês.
Qual a vantagem da demissão voluntária?
- A demissão voluntária permite que a empresa economize em longo prazo, já que consegue reduzir sua folha de pagamento e possibilita ainda, quando usada em situações de reestruturação da empresa, a promoção de uma cultura organizacional diferente, que “oxigena” as áreas internas e incentiva maior crescimento com a chegada de novas pessoas.
Por que a adesão a um plano de Demissão Voluntária?
- A adesão do empregado a um Plano de Demissão Voluntária, desde que este tenha previsão em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, dá plena e irrevogável quitação aos direitos decorrentes do contrato de trabalho, salvo se houver previsão expressa em sentido contrário.
Qual a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a demissão voluntária?
- Em 2017, uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso estabeleceu que o funcionário que aderir a um plano de demissão voluntária perde o direito de posteriormente reclamar na justiça outros direitos trabalhistas não pagos durante o tempo de contrato.
Como calcular o pedido de demissão?
- Ao longo do artigo esclarecemos algumas dúvidas recorrentes, por exemplo, como fazer o cálculo em casos de pedido e em demissão por acordo, como calcular a rescisão com estabilidade e como calcular a rescisão de horistas. Os direitos para quem faz o pedido de demissão não são os mesmos para aqueles que são demitidos.