adplus-dvertising

Qual é o exame considerada padrão ouro para diagnóstico da malária?

Índice

Qual é o exame considerada padrão ouro para diagnóstico da malária?

Qual é o exame considerada padrão ouro para diagnóstico da malária?

Gota Espessa: a técnica mais utilizada para o diagnóstico laboratorial da malária e continua sendo considerada como o “padrão ouro” para a confirmação específica da doença. Após coleta de sangue, por meio de punção digital e sua distribuição adequada em lâmina de vidro, é realizada a coloração e leitura ao microscópio.

Por que se utiliza amostra de sangue no diagnóstico da malária?

A) Utiliza-se amostra de sangue no diagnóstico da malária porque, na segunda etapa da doença, os parasitas são liberados no sangue devido à ruptura das células do fígado.

Como é feito a gota espessa?

GOTA ESPESSA É um método simples e eficaz de diagnóstico, além de ter baixo custo. A gota espessa é também o método oficialmente utilizado no Brasil, para o diagnóstico da malária. Sua técnica baseia-se na visualização do parasito, através de microscopia ótica, após coloração pelo método de Walker ou Giemsa.

É necessário diferenciar as espécies de Plasmodium responsáveis pela infecção malária durante o diagnóstico por quê?

Diagnóstico laboratorial O exame da gota espessa permite diferenciação das espécies de Plasmodium e do estágio de evolução do parasito circulante. No entanto, em casos de dúvida, um esfregaço pode ser feito porque permite melhor visualização das formas.

Qual a técnica mais utilizada para o diagnóstico da malária?

  • As técnicas moleculares mais utilizadas para o diagnóstico da malária são o Nested PCR ou PCR convencional e o PCR em tempo real. No entanto, em virtude do custo elevado, da necessidade de infraestrutura e mão de obra especializada seu uso ainda é restrito a laboratórios de referência.

Como é necessária a microscopia para o diagnóstico da malária?

  • Apesar de a microscopia ser consi- derada o padrão-ouro para o diagnóstico e monitoramento do tratamento da malária, essa técnica exige pessoal treinado e experiente no exame de distensões sangüíneas.

Qual a causa da malária?

  • A malária, mundialmente um dos mais sérios problemas de saú- de pública, é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Plasmodium e transmitida ao homem por fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles, produzindo febre, além de outros sintomas.

Como detectar a parasita de malária?

  • Os ácidos nucleicos do parasita são detectados usar o PCR. O PCR é o mais útil para confirmar a espécie de parasita malárico depois que o diagnóstico foi estabelecido pela microscopia da mancha ou pelo RDT. O Serology pode igualmente ser usado para detectar anticorpos contra parasita de malária.

Postagens relacionadas: