Como é a estrutura e origem do cordão umbilical?
Índice
- Como é a estrutura e origem do cordão umbilical?
- Quais estruturas anatômicas compõem o cordão umbilical?
- Onde fica a outra ponta do cordão umbilical?
- Quem tem cordão umbilical?
- Qual a questão relacionada com o cordão umbilical?
- Como funciona o sangue do cordão umbilical?
- Por que o cordão umbilical tem 2 vasos?
- Quando ocorre o clampeamento do cordão umbilical?

Como é a estrutura e origem do cordão umbilical?
O cordão é formado a partir do saco amniótico (forma o epitélio do cordão), do alantoide (forma a veia e as artérias umbilicais) e da vesícula vitelínica. O feto fica dentro de uma bolsa cheia de líquido amniótico.
Quais estruturas anatômicas compõem o cordão umbilical?
Resultados:O cordão umbilical é composto pelos vasos umbilicais: duas artérias e uma veia, e de uma substância gelatinosa designada geleia de Wharton. As células-tronco mesenquimais podem ser en- contradas no endotélio e subendotélio da veia do cordão umbilical.
Onde fica a outra ponta do cordão umbilical?
Formado por duas artérias e uma veia, envolvidas por um tecido gelatinoso chamado geleia de Wharton, o cordão tem duas pontas, sendo que uma fica aderida ao umbigo do bebê, enquanto a outra se conecta à região central da placenta.
Quem tem cordão umbilical?
Ouça este artigo: O cordão umbilical consiste em um anexo encontrado exclusivamente nos mamíferos que permite a comunicação entre o feto e a placenta.
Qual a questão relacionada com o cordão umbilical?
- Outra questão relacionada com o cordão umbilical é a “circular de cordão”, a qual pode desencadear problemas no momento do parto. Um cordão de tamanho normal pode enrolar-se pelo pescoço da criança sem causar, no entanto, nenhum problema ao bebê.
Como funciona o sangue do cordão umbilical?
- As células-tronco presentes no sangue do cordão umbilical são hematopoéticas, isto é, capazes de diferenciar-se em células sanguíneas. Assim sendo, o sangue do cordão é utilizado para o transplante de medula óssea, sendo indicado no tratamento de leucemia, por exemplo.
Por que o cordão umbilical tem 2 vasos?
- Devido a sua grande importância, esses vasos sanguíneos são protegidos por uma substância pegajosa chamada geléia de Wharton, que por sua vez é coberta por uma camada de membrana chamada âmnion. Em alguns bebês o cordão umbilical pode ter apenas 2 vasos (uma artéria e uma veia).
Quando ocorre o clampeamento do cordão umbilical?
- Contudo, estudos demonstram que a maior parte da transferência de sangue do cordão umbilical para o bebê acontece durante os primeiros 60 segundos. Na comunidade médica os profissionais consideram clampeamento tardio quando este é realizado mais de 30 segundos após o nascimento do bebê.