adplus-dvertising

Como ocorre o ciclo de vida de um musgo?

Índice

Como ocorre o ciclo de vida de um musgo?

Como ocorre o ciclo de vida de um musgo?

Os musgos não produzem sementes, apresentando um ciclo de vida caracterizado por alternância de gerações do tipo heterofásico e heteromórfico, pelo que após a fertilização desenvolvem esporófitos compostos por um fino pedúnculo não ramificado, a seta (ou seda), encimado por uma única cápsula contendo os esporos.

Qual a fase duradoura e a fase intermediária do ciclo de vida de um musgo?

Gametófito é livre e é a fase duradoura do ciclo; Esporófito é dependente do gametófito e representa uma fase breve do ciclo.

Como funciona o ciclo reprodutivo das briófitas?

A reprodução das briófitas apresenta a forma assexuada, por fragmentação do corpo e produção de gemas, e a forma sexuada, dependente da água e por alternância de gerações. ... Sexuada: esse tipo de reprodução depende da presença de água e ocorre por alternância de gerações, em um ciclo haplonte-diplonte.

Como se formam os esporos no musgo?

Os esporos são formados por meiose em uma estrutura conhecida como cápsula, que corresponde ao esporângio. Logo, os esporos são haploides (n). Com a abertura da cápsula ocorre a liberação dos esporos, que germinam ao caírem no solo, originando o gametófito.

Qual é o tipo de ciclo de vida das pteridófitas?

Ciclo de vida das pteridófitas As pteridófitas podem reproduzir-se de maneira assexuada e sexuada. ... Na forma sexuada, observamos um ciclo com alternância de gerações, ou seja, um ciclo que apresenta uma fase de gametófito (que produz gametas) e uma fase de esporófito (que produz esporos).

Qual é a fase duradoura do musgo?

O musgo verde, clorofilado, constitui, como vimos, a fase denominada gametófito, considerada duradoura porque o musgo se mantém vivo após a produção de gametas. Já a fase denominada esporófito não tem clorofila; ela é nutrida pela planta feminina sobre a qual cresce.

O que é a fase duradoura?

Mas nas briófitas, o gametófito é a fase duradoura e os esporófitos, a fase passageira. Nas pteridófitas ocorre o contrário: o gametófito é passageiro - morre após a produção de gametas e a ocorrência da fecundação - e o esporófito é duradouro, pois se mantém vivo após a produção de esporos.

Qual é o ciclo reprodutor do musgo?

  • Estudo do ciclo reprodutor do musgo. Os musgos são representantes do grupo das briófitas e como tal são desprovidos de vasos de condução e tecidos. O corpo do musgo é dotado de filamentos denominados rizóides, que, embora se prestem à fixação e à absorção de nutrientes, não têm estrutura típica de raiz verdadeira.

Como foi realizado o estudo do musgo?

  • Trabalho (Relatório) cujo objectivo foi a observação de uma colónia e espécime de musgo, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (11º ano). Estudo do ciclo reprodutor do musgo. Os musgos são representantes do grupo das briófitas e como tal são desprovidos de vasos de condução e tecidos.

Quais são os musgos?

  • Os musgos são plantas muito pequenas e estruturalmente simples, são criptógamas (sem semente) e avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores. Eles são os principais representantes das briófitas .

Quais são as classes de musgos?

  • Os musgos podem ser classificados em três classes: Sphagnidae, Andreaeidae e Bryidae. Classe Sphagnidae: “musgos-de-turfeira”. Diferenciam-se dos demais musgos por seus filoides apresentarem células mortas, grandes e com perfurações.

Postagens relacionadas: