adplus-dvertising

Qual origem da Cantiga de amor?

Índice

Qual origem da Cantiga de amor?

Qual origem da Cantiga de amor?

A cantiga de amor é um tipo de composição literária da Idade Média, própria da poesia galego-portuguesa medieval. Deriva da canção da literatura trovadoresca em occitano. É uma composição centrada no tema do amor cortês; fala da paixão amorosa de um cavaleiro por sua senhora, que quase sempre não era correspondida.

São características das cantigas de amor?

Características das cantigas de amor

  • influência dos trovadores provençais.
  • escritas em primeira pessoa (eu)
  • eu lírico é masculino.
  • o cenário é a rotina palaciana e aristocrática das cortes.
  • declaração de amor à amada.
  • a amada é reverenciada e inatingível.
  • demonstração da servidão amorosa.

O que significam cantigas de amor?

substantivo feminino [Literatura] Gênero de poesia medieval em que o homem apaixonado, na condição de submisso e sofredor, declara o seu amor à mulher amada, representada como um ser superior, distante, inalcançável; esse tipo de relação amorosa ficou conhecida como "vassalagem amorosa", pois reproduz a relação ...

Quais são os 4 tipos de cantigas?

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Qual a origem das cantigas de amigo?

As cantigas de amigo procedem de uma reelaboração culta da lírica popular anterior nobre. ... São, portanto, de origem autóctone plural, a partir do contacto da lírica pré-trovadoresca popular, já reelaborada nas cortes, com a lírica cortesã occitana (a cançó).

Qual foi a origem das cantigas de amor e de amigo?

As cantigas de amor surgiram entre os séculos XI e XIII influenciadas pela arte desenvolvida na região da Provença, no sul da França. A influência do lirismo provençal foi intensificada com a chegada de colonos franceses na Península Ibérica e que foram lutar contra os mouros ligados a Provença.

Como se caracteriza o amor nas cantigas de amigo?

As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.

Qual o eu-lírico da Cantiga de amor?

As cantigas de amor são escritas na primeira pessoa, nela o eu-lírico se mostra complemente submisso à mulher amada. Um dos trovadores de maior destaque nesse tipo de cantiga foi D. Dinis, ele escreveu 138 textos.

O que significa a vassalagem amorosa?

[Literatura] Tipo de amor que, na Literatura Medieval, ocorria entre uma mulher, casada com o senhor da corte, e um cavaleiro, vassalo da mesma corte, em que ele idealiza a dama como um ser superior, inalcançável e quase divino, caracterizando uma relação de vassalagem amorosa.

O que é trovadorismo na língua portuguesa?

Trovadorismo foi um movimento literário e poético que surgiu na Idade Média no século XI. Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa, pois dele surgiram as primeiras manifestações literárias. ... Marcou-se o início do Trovadorismo na Península Ibérica com a Cantiga da Ribeirinha, em 11.

Quais são as cantigas de amor?

  • 1. Cantigas de amor: o trovador confessa, de maneira dolorosa, a sua angústia, nascida do amor que não encontra receptividade. O "eu lírico" desses poemas se revela, às vezes, na forma de um apelo repetitivo, no qual não há erotismo, mas amor transcendente, idealizado. Como exemplo, vejamos esta cantiga de Pero Garcia Burgalês:

Quais são as cantigas de amigo?

  • Nas cantigas de amigo a mulher fala da ausência do seu amado. Mesmo a voz do eu lírico sendo feminina, são os trovadores que escrevem essas cantigas. Os autores falam sobre os pensamentos femininos, passando exatamente o sentimento das mulheres. Essas cantigas são redigidas na primeira pessoa e, às vezes, em forma de diálogo.

Qual a origem das Cantigas?

  • As cantigas eram composições poético-musicais desenvolvidas na Idade Média , principalmente na Galiza e em Portugal. Eram obras líricas criadas por músicos e poetas da época, os chamados trovadores , que ocasionalmente se acompanhavam por artistas de rua conhecidos como menestréis .

Quais são as cantigas lírico-amorosas?

  • As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.

Postagens relacionadas: