adplus-dvertising

Qual é o sinal de hífen?

Índice

Qual é o sinal de hífen?

Qual é o sinal de hífen?

O hífen é um sinal diacrítico de pontuação usado para ligar os elementos de palavras compostas (couve‐flor; ex‐presidente) e para unir pronomes átonos a verbos (ofereceram‐me; vê‐lo‐ei).

São acentuadas pela mesma regra da palavra hífen?

Uma das lições de acentuação que aprendemos determina: acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em n (mas não se fala em NS, veja bem). Então, você acentua hífen, pólen, gérmen, abdômen, elétron, nêutron, próton.

Como é usado o hífen?

# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.

Qual a importância do sinal hífen?

O hífen é um sinal gráfico cujas funções estão associadas a uma infinidade de ocorrências linguísticas, Entre essas funções, podemos citar: ligar palavras compostas; fazer a junção entre pronomes oblíquos e algumas formas verbais; separar as sílabas de um dado vocábulo; ligar algumas palavras precedidas de prefixos etc ...

Quantos anos o hífen?

Em uso desde 2009, mudanças como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais agora são oficiais com a entrada em vigor do acordo, adiada por três anos pelo governo brasileiro.

Qual a pronúncia correta de cateter?

Muitos médicos, no entanto, parecem preferir a forma espúria. Caso pior é o de "cateter", que, como indica a falta de acento, é oxítona, isto é, lê-se "catetér". Entre os médicos, é dominante a pronúncia paroxítona ("catéter"), que os dicionários e o "Vocabulário" não reconhecem.

Porque a palavra xará tem acento?

A dúvida na escrita de bisavó com s ou com z ocorre porque a consoante s assume o som de z quando localizada entre duas vogais. O substantivo feminino bisavó se refere à mãe do avô ou da avó de uma pessoa. Deverá ser escrita com acento agudo. O masculino de bisavó é bisavô, escrito com acento circunflexo.

Quando usar o tracinho?

Usos do travessão

  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Tem hífen?

Usa-se o hífen em compostos que têm palavras iguais ou quase iguais, sem elementos de ligação. Exemplos: blá-blá-blá, cri-cri, corre-corre, esconde-esconde, pega-pega, pingue-pongue, tique-taque, zigue-zague. ... Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação.

Qual a acentuação da palavra hífen?

  • A palavra hífen é obrigatoriamente acentuada graficamente. Hífen é uma palavra paroxítona. Representando a maioria das palavras da língua portuguesa, as palavras paroxítonas não são geralmente acentuadas. Contudo, de acordo com as regras de acentuação do português, todas as palavras paroxítonas terminadas em -n são, obrigatoriamente, acentuadas:

Qual o significado do hífen?

  • Segundo o atual Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio. Substantivos compostos com hífen: matéria-prima; arco-íris; decreto-lei; ano-luz; guarda-chuva; segunda-feira; ….

Qual a utilidade do hífen na língua portuguesa?

  • Mas você sabe dizer qual é a utilidade do hífen na língua portuguesa? Ora, se cada sinal apresenta sua função, não seria diferente com o hífen. Muitas pessoas apresentam dúvidas sobre como e quando usá-lo, sobretudo após a recente reforma ortográfica pela qual passou nosso idioma.

Quais são os substantivos compostos com hífen?

  • O hífen é usado na formação de substantivos compostos por justaposição. Segundo o atual Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio. Substantivos compostos com hífen: matéria-prima; arco-íris; decreto-lei; ano-luz; guarda-chuva;

Postagens relacionadas: