Como se dá a formação do sistema vascular das plantas?
Índice
- Como se dá a formação do sistema vascular das plantas?
- Quais são os dois tipos de sistemas vasculares das plantas?
- Quais as principais características anatômicas e fisiológicas do xilema e floema vegetais?
- O quê e quais são as plantas vasculares?
- Qual é o tecido responsável pelo crescimento e formação das estruturas da planta?
- Quais filos apresentam sistemas vasculares?
- Quais são as plantas Traqueófitas também chamadas de vasculares?
- Quais as características do xilema?
- Quais são as principais características morfológicas do xilema e do floema?
- O quê e quais são as plantas Avasculares?
- Como é formado o sistema vascular?
- Como funcionam as plantas vasculares?
- Quais são as plantas vasculares sem sementes?
- Quais são os tecidos das plantas vasculares?

Como se dá a formação do sistema vascular das plantas?
Assim como os animais, as plantas apresentam conjuntos de células especializadas na realização de determinadas funções: os tecidos. O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.
Quais são os dois tipos de sistemas vasculares das plantas?
Os sistemas vasculares que caracterizam as plantas vasculares dividem-se no xilema, o conjunto de vasos lenhificados destinado ao transporte de água e minerais, e no floema, não lenhificado, destinado ao transporte da seiva, o soluto que contém, entre outros, os produtos da fotossíntese.
Quais as principais características anatômicas e fisiológicas do xilema e floema vegetais?
O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.
O quê e quais são as plantas vasculares?
As chamadas plantas vasculares, por sua vez, possuem vasos condutores e apresentam como representantes as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As pteridófitas são também chamadas de plantas vasculares sem sementes, uma vez que possuem vasos condutores e são incapazes de produzir sementes.
Qual é o tecido responsável pelo crescimento e formação das estruturas da planta?
Os tecidos meristemáticos são responsáveis pela formação dos demais tecidos e pelo crescimento das plantas. Eles são formados por células pequenas e com grande capacidade de divisão através da mitose. Os tecidos meristemáticos podem ser classificados como primários ou secundários.
Quais filos apresentam sistemas vasculares?
Os filos vegetais que apresentam plantas vasculares com sementes são as Gimnospermas e as Angiospermas.
Quais são as plantas Traqueófitas também chamadas de vasculares?
As pteridófitas são chamadas traqueófitas ou plantas vasculares, o que é uma novidade evolutiva em relação às briófitas. Isso quer dizer que têm dois tecidos condutores diferenciados: o xilema e o floema.
Quais as características do xilema?
O xilema é um tecido vascular complexo que apresenta como principais componentes os elementos traqueais, as células parenquimáticas e as fibras. O xilema é um tecido vascular que distribui água e solutos pelo corpo de um vegetal.
Quais são as principais características morfológicas do xilema e do floema?
As principais células que constituem o xilema são as traqueídes e os elementos de vaso....Xilema Primário e Secundário.
XILEMA | FLOEMA | |
---|---|---|
CRESCIMENTO SECUNDÁRIO | Xilema Secundário - se forma a partir do Câmbio Vascular | Floema Secundário: deriva do Câmbio Vascular |
O quê e quais são as plantas Avasculares?
Plantas avasculares são vegetais que não apresentam estruturas de vasos de transporte, nomeadamente xilemas e floemas. Tais plantas, por apresentarem menos material estrutural, decompõem-se mais rapidamente que as vasculares. São exemplos de vegetais avasculares as algas e as briófitas.
Como é formado o sistema vascular?
- O sistema fundamental é formado por três tipos de tecidos fundamentais: parênquima, colênquima e esclerênquima. O sistema vascular consiste nos tecidos de condução: xilema e floema. O sistema dérmico é representado por dois tecidos: epiderme e periderme. Os tecidos simples são formados por apenas um tipo de célula.
Como funcionam as plantas vasculares?
- As plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) apresentam um sistema condutor composto por dois tipos de tecidos: o xilema e o floema. Ambos percorrem todo o corpo da planta, formando um sistema contínuo de tecidos vasculares.
Quais são as plantas vasculares sem sementes?
- As plantas vasculares sem sementes incluem os filos Lycopodiophytae Pteridophyta(Figuras 1 e 2). Os representantes mais comuns do filo Lycopodiophyta são os licopódios e a Selaginella. Os licopódios apresentam um esporófitoconstituído por um rizomaramificado, do qual se desenvolvem os ramos aéreos e as raízes.
Quais são os tecidos das plantas vasculares?
- Os principais tecidos das plantas vasculares estão agrupados em sistemas que estão presentes na raiz, no caule e na folha e podem ser de três tipos: o sistema dérmico ou de revestimento, o sistema vascular e o sistema fundamental. Os sistemas de tecidos são originados durante o desenvolvimento do embrião.