Qual a função do DNA bacteriano?
Índice
- Qual a função do DNA bacteriano?
- Como é feita a duplicação do DNA bacteriano?
- O que é um plasmídeo bacteriano?
- São características do cromossomo bacteriano?
- Quais as funções do flagelo bacteriano?
- O que é a duplicação do DNA explique?
- O que é um DNA Extracromossomal?
- O que são fímbrias e qual sua função?
- Qual a propriedade do DNA bacteriano?
- Por que as bactérias não possuem núcleo?
- Quais são as características gerais do DNA?
- Por que as bactérias possuem material genético?

Qual a função do DNA bacteriano?
Uma célula bacteriana pode conter vários plasmídeos. Por possuir o seu próprio DNA, o plasmídeo pode conter genes relacionados com a resistência aos antibióticos, garantindo a sobrevivência da bactéria. ... Ao se inserir um gene de interesse nele, a bactéria o transporta e o insere no genoma de outro organismo.
Como é feita a duplicação do DNA bacteriano?
Isso acontece através de microscópicos tubos protéicos, chamados pili, que as bactérias "macho" possuem em sua superfície. O fragmento de DNA transferido se recombina com o cromossomo da bactéria "fêmea", produzindo novas misturas genéticas, que serão transmitidas às células-filhas na próxima divisão celular.
O que é um plasmídeo bacteriano?
Os plasmídeos (ou plasmídios) são moléculas extracromossômicas circulares de DNA bacteriano. Essas moléculas destacam-se por sua capacidade de duplicação independente, ou seja, são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal.
São características do cromossomo bacteriano?
As informações genéticas da maioria das bactérias estão armazenadas em um único cromossomo principal, carreador de alguns milhares de genes. Ao contrário dos cromossomos eucarióticos, os cromossomos bacterianos são circulares. Eles consistem em alguns milhões de pares de bases de DNA bifilamentar.
Quais as funções do flagelo bacteriano?
O flagelo pode ser considerado como sendo um nano-motor da célula bacteriana, o que dá mobilidade a célula bacteriana, além disto também é um sensor mecânico que detecta alterações no ambiente.
O que é a duplicação do DNA explique?
A replicação da molécula de DNA, também conhecida por duplicação ou polimerização, é um fenômeno genético que assegura a autoduplicação das informações contidas nos cromossomos, especificamente nos genes.
O que é um DNA Extracromossomal?
Como dito, os plasmídeos são moléculas de DNA circular extracromossomial. Eles possuem a capacidade de se replicar de maneira independente e apresentam, geralmente, poucos genes.
O que são fímbrias e qual sua função?
Fímbrias são apêndices que se estendem da membrana plasmática passando pela parede celular e cápsula emergindo para o meio externo. As fímbrias podem ocorrer em toda a superfície da célula. Função das fímbrias: Fixar as bactérias ao substrato e em outras células.
Qual a propriedade do DNA bacteriano?
- O DNA bacteriano é uma macromolécula em forma de dupla fita e circular, apresenta a propriedade de replicação e transmissão das moléculas hereditárias durante a divisão celular, a replicação é semiconservativa.
Por que as bactérias não possuem núcleo?
- Há ainda bactérias que apresentam ao redor da parede celular uma estrutura denominada cápsula, formada por proteínas e polissacarídeos, que confere adesão e proteção a esse microorganismo. As bactérias não apresentam núcleo, desta forma, o DNA fica espalhado no citoplasma da célula. A região que abriga o material genético é chamada nucleóide.
Quais são as características gerais do DNA?
- As características gerais do DNA O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui papel fundamental na hereditariedade, sendo considerado o portador da mensagem genética. É no DNA que estão codificadas todas as características de um ser vivo, que são únicas em cada indivíduo.
Por que as bactérias possuem material genético?
- As bactérias possuem material genético, o qual é transmitido aos descendentes no momento da divisão celular. Este material genético não está contido dentro de um núcleo, portanto o genoma deste microrganismo está disperso no citoplasma.