adplus-dvertising

Como se mede a evapotranspiração?

Índice

Como se mede a evapotranspiração?

Como se mede a evapotranspiração?

Pode-se medir a evapotranspiração através de lisímetros ou estimá-la através de equações. O solo armazena a água que chega através das chuvas. Esta água tem duas maneiras de retornar à atmosfera. Uma é a evaporação direto do solo, a outra é através das plantas.

Como funciona a evapotranspiração das plantas?

A Evapotranspiração é definida como sendo o processo simultâneo de transferência de água para a atmosfera por evaporação da água do solo e da vegetação úmida e por transpiração das plantas.

Como é feita a medição da evapotranspiração usando os lisímetros?

A mensuração da evapotranspiração é determinada pelo balanço hídrico dos dispositivos. Comumente existe uma balança no fundo do lisímetro onde se pode determinar, dessa forma, quanto de água que evapotranspirou naquele sistema.

Como resolver o cálculo da evapotranspiração de referência?

A evapotranspiração de referência (ETo), que o aplicativo estima, deve ser, depois, multiplicada pelo coeficiente de cultura (Kc) – que depende da espécie cultivada e da fase de desenvolvimento em que esta se encontra, para obter a evapotranspiração da cultura (ETc).

Como funciona o Evaporímetro?

Evaporímetro de Piché – Instrumento para medir a quantidade de água que evapora para atmosfera durante um intervalo de tempo. Denomina-se também como um atmômetro. A unidade de medida é milímetro de água evaporada. Heliógrafo – Instrumento que registra a duração da insolação ou brilho solar, em horas e décimos.

Quais são os tipos de evapotranspiração?

Existe dois tipos de evapotranspiração a ser considerada em estudos climatológicos: ➢ Evapotranspiração potencial (ETP); ➢ Evapotranspiração de referência (ETo); ➢ Evapotranspiração da cultura (ETc). É a evapotranspiração pela qual a água é removida da superfície ou perfil do solo, se disponível.

Quais os fatores que determinam a evapotranspiração?

Fatores intervenientes

  • Disponibilidade de água;
  • Radiação solar;
  • Umidade relativa do ar;
  • Pressão atmosférica;
  • Vento;
  • Temperatura do ar e água;
  • Forma e profundidade da superfície livre da água;
  • Salinidade da água.

Qual a importância da evapotranspiração para as plantas?

Ele propicia à planta absorver água do solo e, juntamente com esta água, vão também os nutrientes que são vitais para as plantas. A evapotranspiração é maior nas regiões de temperatura elevada, umidade relativa baixa e ventos moderados a fortes.

Qual a diferença entre evapotranspiração e transpiração?

  • A evapotranspiração é melhor percebida em ambientes onde estes dois processos ocorrem simultaneamente: em solos com cobertura vegetal é praticamente impossível separar o vapor d’água proveniente da evaporação do solo daquele originado da transpiração das plantas.

Como é medida a evaporação?

  • A evaporação é medida com tanques evaporimétricos, onde obtém-se uma lâmina de água que evaporou de uma determinada área. Já a evapotranspiração é medida com tanques vegetados.

Qual a função da transpiração?

  • Transpiração A vegetação retira água do solo e transmite à atmosfera por ação da transpiração das suas folhas. Este fenômeno é função da capacidade de evaporação da atmosfera, dependendo, portanto, do grau de umidade relativa do ar, da temperatura e da velocidade do vento.

Qual a diferença entre evaporação e vapor?

  • Evaporação (E)–Processo físico através do qual um líquido passa para o estado de vapor, que ocorre nos oceanos, lagos, rios, solo e vegetação. Transpiração (T)–Processo de evaporação que ocorre através da superfície das plantas, especialmente das folhas. Nas folhas, a transpiração ocorre através dos estômatos.

Postagens relacionadas: