Como é feito o teste de dissolução?
Índice
- Como é feito o teste de dissolução?
- Qual o objetivo do teste de desintegração realizado no controle de qualidade?
- Qual o objetivo do teste de dissolução?
- Qual a importância dos testes de resistência mecânica dos comprimidos?
- Quais os testes Farmacopeicos para o controle de qualidade de comprimidos?
- Qual o objetivo do teste de friabilidade dos comprimidos?
- Qual o tempo de desintegração do teste?
- Quais são os testes de desintegração e dissolução?
- Qual é o tempo de desintegração?
- Quais são os testes de desintegração para cápsulas?
Como é feito o teste de dissolução?
O teste de dissolução do comprimido é realizado com um dissolutor, e possibilita determinar a quantidade mínima de substância ativa dissolvida, dentro de um tempo máximo. O resultado é expresso como uma porcentagem da quantidade declarada no rótulo.
Qual o objetivo do teste de desintegração realizado no controle de qualidade?
O teste de desintegração é realizado para descobrir o tempo necessário para uma forma de dosagem oral sólida como um comprimido ou cápsula para desintegrar completamente. O tempo de desintegração é uma medida da qualidade.
Qual o objetivo do teste de dissolução?
O teste de dissolução possibilita avaliar a quantidade de fármaco dissolvido, a partir de uma FF sólida, num meio específico e em tempo determinado, fato relevante para prever o desempenho in vivo (BRASIL, 2002).
Qual a importância dos testes de resistência mecânica dos comprimidos?
Estes testes visam demonstrar a resistência dos comprimidos à ruptura provocada por quedas ou fricção, ocorridas durante os processos de embalagem, armazenamento, transporte.
Quais os testes Farmacopeicos para o controle de qualidade de comprimidos?
Para tal, foram realizados testes físicos e físico-químicos preconizados pela Farmacopéia Brasileira. Os testes foram: ensaio de identificação, determinação do peso médio, teste de dureza, friabilidade, desintegração, dissolução, uniformidade de dose e perfil de dissolução.
Qual o objetivo do teste de friabilidade dos comprimidos?
Na indústria farmacêutica o teste de friabilidade é utilizado para medir o comportamento dos comprimidos durante o choque. O teste de friabilidade permite determinar a resistência dos comprimidos à abrasão, quando submetidos à ação mecânica de aparelhagem específica.
Qual o tempo de desintegração do teste?
- Para efeito desse teste, a desintegração é definida como um estado em que nenhum resíduo da unidade testada (cápsula ou comprimido) permanece na tela do desintegrador. Se o tempo de desintegração for muito longo, significa que a formulação sólida foi muito comprimida.
Quais são os testes de desintegração e dissolução?
- Os testes de desintegração e dissolução são amplamente utilizados na indústria farmacêutica para controle de qualidade de diferentes formas de dosagem das formulações. Confira nosso artigo e saiba mais sobre o assunto.
Qual é o tempo de desintegração?
- O teste de desintegração é realizado para descobrir o tempo necessário para uma forma de dosagem oral sólida como um comprimido ou cápsula para desintegrar completamente. O tempo de desintegração é uma medida da qualidade.
Quais são os testes de desintegração para cápsulas?
- Comprimidos mastigáveis – isentos do teste de desintegração pela BP e IP e 4 horas pela USP. Estes são alguns exemplos para ilustração. Os testes de desintegração para cápsulas, tanto cápsulas de gelatina dura como moles, também são realizados de maneira semelhante.