Como o súber é formado?
Como o súber é formado?
O súber é um parênquima formado do lado externo do caule pelo câmbio cortical (também chamado câmbio suberoso ou meristema subero-felodérmico). Estas células revestem a parede com um material chamado suberina, impermeabilizando-as e protegendo assim o tronco. Do lado interno, o câmbio cortical forma a feloderme.
Quem origina o súber?
O súber é produzido por um meristema secundário, mais externo ao tronco dos sobreiros, denominado de felogênio ou câmbio subero-felodérmico. Este meristema divide-se para o exterior para formar o súber, e para o interior para formar a feloderma.
Tem súber na raiz?
O súber. É um tecido de revestimento existente em raízes e troncos – portanto em plantas arborescentes adultas, espesso, formado por várias camadas de células mortas. ... Antes, porém, a árvore elabora novo súber que substituirá o que vai cair. A este material periodicamente destacado dá-se o nome de ritidoma.
Quais as camadas componentes da periderme?
A periderme é um conjunto de tecidos que substitui a epiderme em caules e raízes de plantas que possuem crescimento secundário. Ela é formada por três tecidos: o súber, o felogênio e a feloderme.
Qual é o meristema responsável por dar origem ao súber?
procâmbio O procâmbio é um tipo de meristema que origina os tecidos vasculares primários, ou seja, o xilema e o floema primários.