adplus-dvertising

Qual o nome dos sais?

Índice

Qual o nome dos sais?

Qual o nome dos sais?

Exemplos: NaCl = ânion (Cl- - cloreto) + de + cátion (Na+ - sódio) = cloreto de sódio; Na2SO4= ânion (SO42- - sulfato) + de + cátion (Na+ - sódio) = sulfato de sódio; CaCO3 = ânion (CO32- - carbonato) + de + cátion (Ca+ - cálcio) = carbonato de cálcio.

O que forma o sal?

A química descreve que sal é todo produto resultante da reação entre um ácido e uma base, que, quando dissolvidos em água liberam um cátion diferente do H+ e um ânion diferente do OH-. O sal que consumimos, o cloreto de sódio (NaCl), é produto da reação entre ácido clorídrico e o hidróxido de sódio.

Qual o nome do sal NaClO?

A alternativa correta é a letra “b”, pois a fórmula do sal é NaClO e o íon ClO-, é denominado hipoclorito.

Como ocorre a formação de um sal?

Em química, um sal é um composto que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Eles são tipicamente o produto de uma reação química entre: ... 2NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + 2H2O. Um metal e um ácido: forma-se um sal e hidrogênio.

Quais são os principais tipos de sais?

  • Características e Principais Tipos de Sais. Os sais estão presentes em nosso cotidiano, sendo bastante utilizados na nossa alimentação, como o sal de cozinha (NaCl) e o bicarbonato de sódio (NaHCO 3 ), usado como fermento, e também noutras áreas, como o carbonato de cálcio (CaCO 3) presente nos mármores e no calcário, ...

Como é feita a nomenclatura dos sais inorgânicos?

  • Veja como é feita a nomenclatura dos sais inorgânicos: CaCO 3 = ânion (CO 32- - carbonato) + de + cátion (Ca + - cálcio) = carbonato de cálcio. Quando o cátion pode adquirir mais de uma valência, basta indicar isso por números romanos ou acrescentar o sufixo “oso” para o de menor valência e o sufixo “ico” para o cátion de maior valência.

Qual a classificação dos sais inorgânicos?

  • Em virtude dessa definição e origem, a classificação dos sais é realizada de acordo com a natureza ou tipo de íons que os contituem. Dessa forma, os sais inorgânicos são classificados em neutros, ácidos (hidrogenossal), básicos (hidroxissal), duplos (mistos), hidratados e alúmens.

Postagens relacionadas: