O que é a torra do café?
Índice
- O que é a torra do café?
- Qual o tempo de torra do café?
- Quais são as reações químicas que ocorrem durante a torra do café?
- Quais os objetivos e importância da torrefação e moagem do café?
- Qual o ponto de torra do café?
- Qual a diferença da torra do café?
- Qual o ponto da torra do café?
- Qual o ponto do café torrado em casa?
- Como torrar o café em casa?
- Quais são os tipos de torra?
- Por que a Torra é uma ciência?
- Como transformar o café cru em grãos?
O que é a torra do café?
A torra do Café Gourmet é um dos passos mais importantes na fabricação desta bebida. A boa torra é aquela que realça as melhores características de sabor, aroma e acidez de cada tipo de grão. ... Os níveis de torra podem ser diferenciados pela cor do grão de café e o aroma. A torra pode ser clara, média ou escura.
Qual o tempo de torra do café?
Sete minutos Sete minutos de torra Este é, segundo os especialistas, o tempo considerado mínimo para que um café seja considerado torrado.
Quais são as reações químicas que ocorrem durante a torra do café?
Mudanças Químicas Esta pequena quantidade de sacarose sofre um processo de pirólise e caramelização. Uma pequena fração desta sacarose residual é hidrolisada em glicose e frutose, que terão papel importante na reação de Maillard, responsável, principalmente, por conferir cor e sabor ao café.
Quais os objetivos e importância da torrefação e moagem do café?
A água evapora e os grãos de café tornam-se amarelados e crocantes. Os grãos de café ficam mais leves e maiores. A temperatura e o tempo de torrefação são fatores decisivos para o aroma e sabor do produto final. ... O café torrado e moído é mais sensível à ação do oxigênio, daí a importância de sua embalagem.
Qual o ponto de torra do café?
Tipos de torra Um café com ponto de torra mais claro terá sabor menos intenso. Esse é o café vendido como especial. “Café mais claro tem um sabor menos intenso e, dependendo da matéria prima, pode ser mais ácido ou mais doce”, explicou Jack. A torra média seria o ponto ideal para aproveitar as qualidades do grão.
Qual a diferença da torra do café?
O mesmo café, em diferentes torras, terá um sabor diferente. Isso acontece, pois, quanto mais tempo o café fica no torrador, mais açúcar natural do grão é consumido. Portanto, quanto mais escura a torra do café, menos doçura ele terá.
Qual o ponto da torra do café?
Tipos de torra Um café com ponto de torra mais claro terá sabor menos intenso. Esse é o café vendido como especial. “Café mais claro tem um sabor menos intenso e, dependendo da matéria prima, pode ser mais ácido ou mais doce”, explicou Jack. A torra média seria o ponto ideal para aproveitar as qualidades do grão.
Qual o ponto do café torrado em casa?
Torra do café e alterações no sabor
- Quando se aproxima da torra média para a marrom-escura, o café fica mais encorpado.
- Ao passar para a torra bem escura, perde corpo.
Como torrar o café em casa?
- Tradicionalmente o café era torrado em casa, no calor de um fogão à lenha. É possível encontrar pequenos produtores que fazem isso em cidades do interior usando a “bolinha”, uma espécie de panela giratória. Vamos deixar aqui, entretanto, um passo a passo de como se faz para torrar o café em casa.
Quais são os tipos de torra?
- E quais são os tipos de torra? Torra Clara: esse tipo de torra faz com que o café fique suave, pouco amargo e mais ácido. É ideal para o café usado nas máquinas de espresso. Também pode ser chamada de torra light ou Cinnamon (canela). Torra Média: representa o equilíbrio entre corpo, doçura, amargor e aroma.
Por que a Torra é uma ciência?
- De acordo com mestres de torra profissionais, a torra é uma ciência que consegue extrair o melhor do café, podendo trabalhar com suas notas mais complexas! Ok, agora sim: o café cru é colocado em um grande funil na parte de cima da máquina. Ele deve ter umidade entre 11% e 12% nessa fase.
Como transformar o café cru em grãos?
- O processo de transformar o café cru em grãos secos prontos para a moagem, fazendo com que se crie uma bebida encorpada, doce, de cor caramelo e de complexidade apreciada por qualquer bom bebedor de café. Cada café é único e reage de maneira diferente dentro do torrador.