adplus-dvertising

Quais são os ossos que formam o tornozelo?

Índice

Quais são os ossos que formam o tornozelo?

Quais são os ossos que formam o tornozelo?

Ossos e ligamentos que formam a articulação do tornozelo....A porção articular superior é composta por três ossos:

  • fíbula (perónio) (osso da panturrilha)
  • tíbia (osso da canela)
  • tálus (astrágalo) (osso do tornozelo)

Qual o tipo de articulação do tornozelo?

Articulação do tornozelo. É uma articulação uniaxial, do tipo gínglimo, em dobradiça. Realiza movimentos de dorsiflexão e flexão plantar. Envolve a extremidade inferior da tíbia e seu maléolo medial, o maléolo lateral da fíbula e o corpo do tálus.

Quais são os músculos que compõem o tornozelo?

Porção calcaneofibular do ligamento lateral do tornozelo. 4. Porção calcaneotibial do ligamento medial (deltóide) da articulação do torno- zelo. O suporte é também provido pelos tendões dos músculos fibular longo, fibular curto, flexor longo do hálux, tibial posterior e flexor longo dos dedos.

Quantos ossos tem o tornozelo?

O tornozelo é uma estrutura formada pela união de três ossos: tíbia, fíbula e tálus. Sabemos também que existem inúmeras articulações e apenas três apresentam um papel importante na função biomecânica, que são: talocrural, subtalar e tibiofibular (Gould, 1993).

Quantos ligamentos existem no tornozelo?

Ligamento da região lateral do tornozelo Existem três ligamentos que formam o complexo ligamentar lateral do tornozelo. O ligamento talofibular anterior, o calcâneofibular e o talofibular posterior.

Qual o tipo da articulação Intermetatarsais?

Articulações Intermetatarsais A base do primeiro metatarso não está unida com a base do segundo metatarso por qualquer ligamento; a este respeito o dedão do pé lembra o polegar. As bases dos outros quatro metatarsos são conectadas pelo ligamento dorsal, plantar e interósseo.

Quais são as articulações dos membros inferiores?

Duas articulações mantém unidas a tíbia e a fíbula (as articulações tibiofibulares superior e inferior), bem como uma estrutura anatômica chamada de membrana interóssea.

Qual a porção do tornozelo?

  • A porção articular superior é composta por três ossos: A tíbia e a fíbula formam o que é chamado de “mortise do tornozelo”, que consiste nos maléolos medial e lateral. Na porção distal da mortise do tornozelo observa-se a tróclea tróclea do tálus, a superfície superior do tálus.

Qual a flexão do tornozelo?

  • Esta articulação permite a dorsiflexão e flexão plantar do pé, bem como algum grau de pronação e supinação. Uma vez que está sob grande stresse mecânico, o tornozelo é propenso a lesões que podem afetar quer os ossos quer os ligamentos da articulação.

Por que torcer o tornozelo?

  • Durante o tratamento, o médico poderá prescrever medicamentos para aliviar a dor, que deverão ser administrados conforme a sensibilidade da região e a evolução do quadro. Ao torcer o tornozelo, a pessoa precisa de um tempo para ele se recuperar, caso contrário pode lesioná-lo novamente, causando uma instabilidade crônica de difícil cura.

Quais são os ligamentos do tornozelo?

  • O talo (astrágalo) articula-se com a tíbia e a fibula (perónio) para a formar. Divide-se em porção articular superior e inferior. Os ligamentos da articulação do tornozelo incluem os ligamentos talofibulares (taloperoneais) anterior e posterior, ligamento deltoide e ligamento fibular (peroneal) colateral.

Postagens relacionadas: