Como funciona a pipetagem?
Índice
- Como funciona a pipetagem?
- Como usar a pipeta de vidro?
- Para que serve a pipeta de vidro?
- O que usamos para pipetar?
- Em qual posição a pipeta deve estar no momento da pipetagem?
- Qual a diferença entre uma pipeta graduada é uma volumétrica?
- Como fazer uma pipeta de plástico?
- Como fazer a limpeza interna da pipeta?
- Como escolher a pipeta correta?
- Quais os cuidados para com as pipetas?
Como funciona a pipetagem?
As pipetas funcionam em sua maioria utilizando um sistema de vácuo. ... Após colocar a pipeta no líquido, a substancia entrará pela base da pipeta e preencher a parte interna. Depois, fecha-se a abertura de cima, criando o vácuo que vai segurar o líquido dentro desse instrumento.
Como usar a pipeta de vidro?
Mantenha a pipeta levemente inclinada (o mais próximo possível da vertical), encoste a parte inferior da pipeta na parede do recipiente e deixa o líquido escoar até que pare. Traga a pipeta agora para a posição vertical e aguarde mais alguns segundos até que o líquido escoe totalmente.
Para que serve a pipeta de vidro?
Uma pipeta, ou conta-gotas químico, é um pequeno tubo de vidro ou plástico usado para transferir quantidades passíveis à medição de um recipiente a outro.
O que usamos para pipetar?
Pipeta Pasteur Feita de plástico, possui um “balão” na extremidade superior que ao ser pressionado expele o ar e depois suga o líquido. Permite medir volumes sem grande precisão.
Em qual posição a pipeta deve estar no momento da pipetagem?
Manter a pipeta na posição vertical e efetuar a aspiração do líquido lentamente, dando uma pausa de uma fração de segundos após a aspiração. É recomendado que se faça um ambiente na ponteira com o líquido a ser pipetado. Com isto se obtém melhor exatidão e precisão da pipetagem.
Qual a diferença entre uma pipeta graduada é uma volumétrica?
No caso da pipeta graduada, para realizar a captura de uma quantidade exata é preciso sugar e soltar aos poucos, até que se alcance a quantidade desejada. ... Já em pipetas volumétricas, a medida é marcada por uma linha.
Como fazer uma pipeta de plástico?
- Uma pipeta bastante simples, não possuem abertura superior, apenas a inferior para entrada de liquido. Possuem na ponta um "balão" que quando pressionado expele o ar para fora. Daí mergulha-se a ponta no liquido e em seguida soltando o balão, trazendo o líquido para a pipeta. Geralmente são feitas de plástico e são descartáveis.
Como fazer a limpeza interna da pipeta?
- A manutenção pode ser realizada por empresas especializadas, que realizam a limpeza interna –além da calibração –e também verificam se há algum dano interno. Na dúvida, consulte o fabricante da pipeta que possui e solicite orientações quanto a limpeza apropriada para o respectivo modelo.
Como escolher a pipeta correta?
- Escolha da pipeta É claro que o usuário deseja uma pipeta que seja precisa, exata e de fácil manuseio, mas há sempre dicas importantes a serem compartilhadas, que auxiliarão na escolha da pipeta correta para determinada aplicação.
Quais os cuidados para com as pipetas?
- Cuidados para com as pipetas As pipetas podem sofrer desgastes após o uso prolongado ou uso inadequado, pois são instrumentos de alta precisão constituídos por vários componentes mecânicos. Recomenda-se verificar a calibração dos instrumentos volumétricos nas mesmas condições em que são utilizados no laboratório.