adplus-dvertising

O que compõe o disco intervertebral?

Índice

O que compõe o disco intervertebral?

O que compõe o disco intervertebral?

Estabelecido entre os corpos das vértebras e unido a elas por ligamentos, o disco intervertebral é constituído por dois elementos: o anel fibroso e uma parte central, derivada da notocorda do embrião, e o núcleo pulposo.

Qual a formação dos discos intervertebrais?

O disco intervertebral é uma “esponjinha” que fica entre duas vértebras, sendo uma espécie de amortecedor da coluna. ... Esse disco é formado por um núcleo pulposo arredondado, de consistência gelatinosa semilíquida, composta por mucopolissacarídeos.

Como é formado o núcleo pulposo?

O núcleo pulposo O núcleo é desenvolvido pela interação de células notocordais e tecido conectivo frouxo em todos dos discos. O núcleo na região cervical é percentualmente menor em relação ao disco, em comparação a região lombar, o primeiro apresentando um maior grau de colágeno em relação ao segundo.

O que é um disco vertebral?

O disco intervertebral é uma estrutura fibrosa e cartilaginosa que contém um líquido gelatinoso no seu centro, chamado núcleo pulposo. O disco fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral.

São funções dos discos intervertebrais?

Disco intervertebral é uma articulação entre os corpos das vértebras adjacentes, que funciona de modo a conferir rigidez e flexibilidade à coluna, na qual é necessário para o suporte de peso, movimentação do tronco e ajuste de posição indispensável para equilíbrio e postura.

O que é o núcleo pulposo?

O núcleo pulposo é semigelatinoso e uma de suas funções é propiciar espaço entre as vértebras, para a passagem dos nervos entre elas. O anel fibroso é formado por fibras de colágeno, envolve o núcleo pulposo e uma de suas funções é manter o núcleo em seu lugar.

Qual estrutura é responsável pela estabilidade do núcleo pulposo no disco intervertebral?

O anel fibroso é uma estrutura composta, consistindo em camadas concêntricas ou lamelas de fibras colágenas, encapsulando o núcleo pulposo, e um gel proteoglicano, o qual une as fibras colágenas e lamelas firmemente, prevenindo a sua deformação através de torções.

Quais as funções de um disco vertebral?

O disco intervertebral é uma estrutura da coluna vertebral complexa e especializada, está presente entre os corpos vertebrais e tem funções de fornecer estabilidade, garantir movimentos articulares à coluna, absorver e dissipar uniformemente as cargas mecânicas (CASSAR-PULLICINO, 1998).

Qual a função do disco vertebral?

  • Tem papel fundamental na sustentação da coluna vertebral, tendo como função primária a absorção de impactos e distribuição de cargas. O disco também tem como função manter as vértebras unidas, fazendo assim a função de um ligamento.

Qual a origem do disco intervertebral?

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Secção sagital mediana de duas vértebras lombares e seus ligamentos. Disco intervertebral é uma articulação entre os corpos das vértebras adjacentes, que funciona de modo a conferir rigidez e flexibilidade à coluna, na qual é necessário para o suporte de peso, movimentação do tronco e ...

Qual o espaço entre o corpo e o arco vertebral?

  • O espaço presente entre o corpo e o arco vertebral contém a medula espinhal, denominado forame vertebral. Os forames de todas as vértebras presentes na coluna vertebral formam o canal vertebral.

Como funcionam os discos intervertebrais?

  • Os discos intervertebrais funcionam como coxins (pontos de apoio) lubrificados que previnem o desgaste do osso das vértebras no decorrer dos movimentos da coluna espinal. O núcleo pulposo, é muito hidratado e absorve as pressões como se fosse uma almofada, protegendo as vértebras contra impactos.

Postagens relacionadas: