Como é realizado o procedimento de vasectomia?
Índice
- Como é realizado o procedimento de vasectomia?
- Como é feita a vasectomia reversível?
- Quanto tempo tenho que ficar de repouso após vasectomia?
- Que tipo de anestesia é usada na vasectomia?
- Qual primeiro passo para fazer vasectomia?
- Como saber se a vasectomia é reversível?
- O que é vasectomia reversível?
- Quem pode fazer a vasectomia?
- Qual a contraindicação da vasectomia?
- Como reverter a vasectomia?
- Por que a vasectomia não está associada a disfunção sexual?
Como é realizado o procedimento de vasectomia?
Para realizar a vasectomia, o homem receberá apenas uma anestesia local. Após a anestesia, será feito um pequeno corte no saco escrotal para que o médico possa ter acesso aos vasos deferentes. O médico, então, cortará e amarrará esses vasos e, posteriormente, fechará o corte no saco escrotal.
Como é feita a vasectomia reversível?
A reversão da vasectomia é feita a partir de uma cirurgia minuciosa e delicada. Sendo assim, o procedimento consiste na religação (anastomose) dos canais deferentes, que tem diâmetros muito pequenos, com décimos de milímetros. Dessa forma, é preciso o uso de microscópio cirúrgico, fios e instrumentais de microcirurgia.
Quanto tempo tenho que ficar de repouso após vasectomia?
Quanto ao repouso, dependendo da ocupação, a pessoa pode voltar ao trabalho um dia depois da vasectomia. Mas o paciente não deve dirigir nas 24 horas após a cirurgia e precisa ficar sete dias sem fazer esforço físico, carregar peso ou praticar atividade esportiva.
Que tipo de anestesia é usada na vasectomia?
Como a cirurgia é realizada? O procedimento cirúrgico tem duração de, aproximadamente, 30 minutos, realizado sob anestesia local mais sedação ou apenas anestesia local. São feitas uma ou duas incisões pequenas (1,0 a 1,5cm) no escroto.
Qual primeiro passo para fazer vasectomia?
O primeiro passo é buscar um urologista. Durante a consulta, é feita uma entrevista e o especialista passa todas as orientações ao paciente. Caso ele nunca tenha feito algum procedimento anterior, o médico deve pedir um coagulograma — conjunto de exames para detectar alterações no tempo de coagulação do sangue.
Como saber se a vasectomia é reversível?
É uma cirurgia reversível? Tecnicamente, a vasectomia é reversível. Mas a taxa de sucesso da cirurgia de reversão pode variar muito. Por exemplo: se o homem passou pelo procedimento há mais de 5 anos, a chance de sucesso com a reversão é bem menor.
O que é vasectomia reversível?
Estima-se que cerca de 50 milhões de homens ao redor do mundo sejam vasectomizados hoje. Mesmo assim, aproximadamente 5% dos homens optam por fazer a reversão ao longo da vida. Sim, a vasectomia é reversível.
Quem pode fazer a vasectomia?
- Quem pode fazer a vasectomia? A vasectomia pode ser feita por qualquer homem. Porém, existem algumas exigências determinada pela Lei nº 9.263/96, que trata do planejamento familiar, a qual estabelece no seu artigo 10 os critérios e as condições obrigatórias para a sua execução.
Qual a contraindicação da vasectomia?
- De um modo geral qualquer homem que não pretenda ter filhos pode tomar esta decisão de forma esclarecida e submeter-se a uma vasectomia. As contraindicações relativas são a idade jovem do homem, ausência de filhos, ausência de relacionamento afetivo atual e/ou estável e dor escrotal.
Como reverter a vasectomia?
- 5. É possível reverter a vasectomia? Em alguns casos a vasectomia pode ser revertida através da ligação dos canais deferentes, porém as chances de sucesso variam de acordo com o tempo que passou desde a cirurgia.
Por que a vasectomia não está associada a disfunção sexual?
- A vasectomia não está associada a risco disfunção sexual. E se me arrepender e quiser ter novo filho? A reversão da vasectomia com ou sem recurso a técnicas de reprodução médica assistida, embora possíveis, não oferecem sucesso garantido, pelo que a vasectomia deve ser considerada um método definitivo.