O que pode causar cálculo Coraliforme?
Índice
- O que pode causar cálculo Coraliforme?
- O que é um cálculo Coraliforme?
- Qual o tratamento para cálculo Coraliforme?
- Como é o aspecto radiográfico de um cálculo Coraliforme?
- O que é Nefrolitotomia Anatrófica?
- O que é um rim em ferradura?
- O que é Coraliforme?
- Como é a recuperação da litotripsia?
- O que é litotripsia percutânea?
O que pode causar cálculo Coraliforme?
Os cálculos coraliformes são produzidos quando ocorre uma produção aumentada de amônia pelo organismo e se eleva o pH urinário. Isso está relacionado a presença de bactérias específicas no trato urinário (ex: Proteus, Klebsiella).
O que é um cálculo Coraliforme?
INTRODUÇÃO. Os cálculos coraliformes são um tipo específico de litíase em que o cálculo ocupa a pelve e os cálices renais, assumindo a forma de corais( 1.
Qual o tratamento para cálculo Coraliforme?
Os métodos de tratamento do cálculo coraliforme são: clínico, nefrectomia total ou parcial, nefrolitotomia por cirurgia aberta, nefrolitotomia percutânea (NPC), litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO) e a combinação entre a NPC e a LECO.
Como é o aspecto radiográfico de um cálculo Coraliforme?
O cálculo coraliforme consiste naquele de aspecto ramificado, que toma forma dos contornos do sistema coletor e preenche mais de uma parte do mesmo.
O que é Nefrolitotomia Anatrófica?
Descrita em 1968 por Smith e Boyce, a Nefrolitotomia Anatrófica (NLA) trata-se da retirada de cálculos renais por incisão do parênquima renal e do sistema coletor através de cirurgia aberta.
O que é um rim em ferradura?
O rim em ferradura é a anomalia de fusão renal mais comum. Em geral, é assintomática, mas os indivíduos afetados são mais propensos a uma variedade de complicações, como litíase renal, obstrução da junção ureteropélvica, trauma, infecções e tumores.
O que é Coraliforme?
Conceitua-se como coraliforme aquele cálculo renal ramificado, que se amolda aos contornos do sistema coletor e ocupa mais de uma porção do mesmo. Tem sido demonstrado que se um cálculo coraliforme não for tratado pode propiciar a destruição do rim acometido.
Como é a recuperação da litotripsia?
Após a sessão de litotripsia, o paciente permanecerá na sala de recuperação por uma a três horas, sendo cuidado e monitorado pela equipe de enfermagem. Em casa, o paciente deverá permanecer em repouso por dois a três dias. O retorno ao consultório acontecerá uma a duas semanas após a litotripsia.
O que é litotripsia percutânea?
A nefrolitotripsia percutânea (NLP) é a modalidade de tratamento urológico cirúrgico utilizada para tratamento de cálculos renais maiores do que 2cm ou 20mm.