adplus-dvertising

O que causa a chuva ácida e quais suas consequências?

Índice

O que causa a chuva ácida e quais suas consequências?

O que causa a chuva ácida e quais suas consequências?

A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.

O que é chuva ácida como é formada?

Forma-se a partir da reação dos óxidos presentes nos gases poluentes com as partículas de água em suspensão na atmosfera, que dão origem aos ácidos que são depositados quando há precipitação. É composta comumente por ácido sulfúrico e ácido nítrico, derivados da reação dos óxidos de enxofre e nitrogênio com a água.

Quais são as principais consequências da chuva ácida para o meio ambiente e seres vivos?

Em excesso, pode causar extinção de animais e até vegetais, polui rios, fonte de águas e prejudica o ser humano com doenças pulmonares, por exemplo. Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações.

Como se forma a chuva ácida?

A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.

Quais são as consequências das chuvas?

Desbarrancamentos, barragens transbordando ou se rompendo, estradas inundadas, bairros ilhados, trens descarrilhados, voos cancelados... Segundo os noticiários: consequência das chuvas.

Como a chuva ácida pode prejudicar a natureza?

As principais consequências da chuva ácida são: O solo pode sofrer alterações quando a chuva ácida atinge a superfície, tornando-se acidificado. A contaminação do solo pode provocar também a contaminação de cursos d'água, como rios e lagos e também de reservas subterrâneas de água.

Quais são as consequências da chuva ácida?

  • Isso ocorreu nos lagos da Escandinávia, que se tornaram ácidos pelas chuvas em decorrência das atividades industriais da Alemanha, França e Reino Unido. Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos.

Como ocorre a formação de chuvas ácidas?

  • A formação de chuvas ácidas não é um fenômeno que acontece instantaneamente, uma vez que essas partículas e gases podem ficar por bastante tempo suspensas na atmosfera, percorrendo quilômetros de extensão. Assim, a chuva ácida que ocorre em um determinado local, pode ter sido ocasionada por atividades que estejam ocorrendo em locais distantes.

Quais são os efeitos da chuva ácida nos Aquáticos?

  • Nos ambientes aquáticos os efeitos da chuva ácida são mais notáveis, pois além da chuva cair diretamente sobre essas áreas, o ácido que passa pela terra também termina nos riachos, lagos e pântanos. A medida que a acidez de um lago aumenta, a água se torna mais clara e o número de peixes e outros animais aquáticos diminui.

Qual a origem da chuva ácida no Brasil?

  • No Brasil, a chuva ácida é mais comum nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A chuva ácida é um fenômeno provocado pela emissão de gases poluentes à atmosfera, que, ao reagirem com a água, tornam-na ácida.

Postagens relacionadas: