Quem forma a polpa?
Índice
- Quem forma a polpa?
- Quais as 3 regiões que estruturam a polpa dentária?
- Como se desenvolve a função protetiva da polpa?
- Quais são as camadas da polpa dentária?
- Qual estrutura origina a dentina e a polpa?
- Onde se localiza a polpa dentária?
- Qual é a composição da dentina?
- Qual a função da polpa?
- Qual é a importância da polpa dentária?
- Que tecido é a polpa dentária?
- Qual a estrutura da polpa dentária?
- Quais são os fibroblastos da polpa dental?
- Quais os dentes mais resistentes do corpo?
- Qual o processo que leva à formação de cáries dentárias?

Quem forma a polpa?
Tanto a dentina quanto a polpa são formados a partir da diferenciação das células ectomesenquimais da papila dentária. Os odontoblastos secretam matriz orgânica da dentina, que é formada por fibrilas colágenas do tipo 1 e substância fundamental, que posteriormente se mineraliza.
Quais as 3 regiões que estruturam a polpa dentária?
Anatomicamente a polpa está dividida em polpa coronária e polpa radicular, correspondendo à coroa e à raiz anatômicas. A polpa dental, geralmente permanece sã durante a vida, a menos que o suprimento sangüíneo apical seja interrompido por excessiva força ortodôntica ou trauma agudo.
Como se desenvolve a função protetiva da polpa?
Quando a polpa é sujeita a injuria ou irritações mecânicas, térmicas, químicas ou bacterianas, desencadeia uma reação efetiva de defesa. Essa reação defensiva é caracterizada pela formação de dentina reparadora, se a irritação é ligeira, ou por uma reação inflamatória se a irritação é mais severa.
Quais são as camadas da polpa dentária?
Camadas Topográficas da Polpa
- Camada odontoblástica.
- Camada subodontoblástica.
- Camada rica em células.
- Região central da polpa.
Qual estrutura origina a dentina e a polpa?
Os odontoblastos, células presentes na superfície pulpar, são responsáveis pela formação da dentina e também fazem parte da sua estrutura. A íntima relação entre estes dois tecidos permite denominá-los de complexo dentina-polpa ou dentino-pulpar.
Onde se localiza a polpa dentária?
Recoberto pela dentina, a polpa é um tecido mole que se estende da dentina até a raiz do dente e é composto por nervos e vasos sanguíneos, além de células do conjuntivo, fibras.
Qual é a composição da dentina?
Possui prolongamento de odontoblasto. → Composição da dentina: 70% mineral; 18% material orgânico; 12% água. Camada granulosa de Thomes: número de ramificações na extremidade distal de odontoblastos radiculares, na região externa.
Qual a função da polpa?
A polpa produz dentina durante toda a vida. Função Nutritiva: Durante a fase de desenvolvimento o importante papel da polpa é o de promover nutrientes e líqüido tecidual para os componentes orgânicos dos tecidos mineralizados circunjacentes.
Qual é a importância da polpa dentária?
A polpa dentária é a responsável pela vitalidade dos dentes. A polpa dentária é dividida em polpa coronária e radicular. Conforme os estudos, o espaço ocupado pela polpa torna-se menor ao longo do tempo devido à constante produção de dentina.
Que tecido é a polpa dentária?
A polpa dentária é constituída de tecido conjuntivo frouxo, semelhante a de outras partes do organismo. Os odontoblastos, células presentes na superfície pulpar, são responsáveis pela formação da dentina e também fazem parte da sua estrutura.
Qual a estrutura da polpa dentária?
- A polpa dentária é constituída por tecido conjuntivo, e está localizada no . interior do dente, sendo protegida por tecido mineralizado(2). Entre os . componentes estruturais da polpa estão as células, fibroblastos, odontoblastos, . células mesenquimatosas indiferenciadas, células de do sistema imune .
Quais são os fibroblastos da polpa dental?
- Os fibroblastos são as células mais numerosas da polpa dental e são responsáveis pela formação de fibras colágenas e proteínas da matriz do tecido pulpar (ESTRELA, 2007).
Quais os dentes mais resistentes do corpo?
- Os dentes, além de serem a estrutura mais resistente do corpo – são capazes de resistir à carbonização em temperaturas de mais de 800 ºC – apresentam outra vantagem: é neles que fica preservado por mais tempo o material genético de uma ossada.
Qual o processo que leva à formação de cáries dentárias?
- Entenda melhor o processo que leva à formação de cáries dentárias. De acordo com a OMS, a cárie é uma das doenças mais prevalecentes no mundo inteiro, afetando mais de 40% da população global. Graças aos estudos desenvolvidos no nosso país, hoje sabemos que este é também um problema bastante comum entre os portugueses.