Quais os fatores que estimulam a melanina?
Índice
- Quais os fatores que estimulam a melanina?
- Como se dá a formação do melasma?
- Qual estrutura da pele está relacionada ao melasma?
- Qual a fisiopatologia do melasma?
- Qual o papel da melanina na pele?
- Quais as principais causas de Discromias?
- Como se forma uma mancha?
- Como funciona o melasma?
- Qual o hormônio que causa o melasma?
- Onde se origina o melasma?
- Qual a pele dos peixes?
- Como ocorre o desenvolvimento dos peixes ósseos?
- Quais são as adaptações dos peixes no meio aquático?
- Qual é o sistema digestório dos peixes?

Quais os fatores que estimulam a melanina?
Fatores hormonais: o MSH controla a melanogênese e o estrógeno e a progesterona provocam a hiperpigmentação do rosto e da epiderme genital. Ação dos raios UV: Os raios UV-B multiplicam os melanócitos e estimulam a tirosinase, gerando uma produção aumentada de melanina com presença de eritema.
Como se dá a formação do melasma?
O melasma representa uma interação entre radiações ultravioleta e hormônios, em especial a melacortina, na qual radiações ultravioleta estimulam a produção de melacortina nos melanócitos e queratinócitos, a melacortina por sua vez provoca o aumento da produção de melanina e surgimento de manchas acastanhadas [2, 9].
Qual estrutura da pele está relacionada ao melasma?
Introdução: Melasma é consequência do aumento de melanina na pele e umas manifestações caracterizadas por manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas regiões malares (maçã do rosto), podendo ser manifestada também em outros segmentos do corpo, como na testa, nariz, lábio superior, têmporas, em menor ...
Qual a fisiopatologia do melasma?
Melasma é uma dermatose comum que cursa com alteração da cor da pele normal, resultante da hiperatividade melanocítica focal epidérmica de clones de melanócitos hiperfuncionantes, com consequente hiperpigmentação melânica induzida, principalmente, pela radiação ultravioleta.
Qual o papel da melanina na pele?
Em termos gerais, essa proteína é responsável por garantir coloração à pele, cabelos e outros pelos no corpo - mas essa não é sua única função. Nos tecidos, a melanina também tem a responsabilidade de proteger a pele da ação prejudicial dos raios UV, mantendo o DNA intacto dentro das células.
Quais as principais causas de Discromias?
As discromias são alterações da pigmentação da pele causadas por disfunções na produção ou na distribuição de melanina pela pele. O principal fator desencadeador das discromias, em especial das hipercromias, é a radiação solar.
Como se forma uma mancha?
De forma resumida, todo o processo começa nos melanócitos, células que produzem a melanina. Esse pigmento todo se acumula em pequenas bolsinhas, conhecidas como melanossomas, que transportam esse pigmento até os queratinócitos da superfície da pele, dando a coloração que conhecemos.
Como funciona o melasma?
Acontece da seguinte forma: a primeira célula do melasma - melanócito, célula da epiderme que produz melanina - recebe uma mensagem do agente causador, como, por exemplo, a radiação solar, que entra em contato com outras células, formando uma rede de comunicação, capaz de atingir as camadas profundas da pele.
Qual o hormônio que causa o melasma?
“Ocorre que, durante a gestação, os hormônios produzidos pela placenta, como a progesterona, estimulam a hiperpigmentação da pele”, ensina o dermatologista. Por isso, aproximadamente 70% das mulheres com predisposição para o melasma identificam as primeiras manchas durante essa fase da vida.
Onde se origina o melasma?
Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens.
Qual a pele dos peixes?
- A pele dos peixes é fundamentalmente semelhante à dos outros vertebrados, mas possui algumas características específicas dos animais aquáticos. O corpo dos peixes está normalmente coberto de muco que, por um lado diminui a resistência da água ao movimento e, por outro, os protege dos inimigos.
Como ocorre o desenvolvimento dos peixes ósseos?
- Nos peixes ósseos, pode-se observar, em algumas espécies, o desenvolvimento indireto, com a formação de larvas, e o desenvolvimento de uma fase denominada alevino. Para viver no meio aquático, os peixes apresentam grande quantidade de adaptações, destacando-se a presença de brânquias.
Quais são as adaptações dos peixes no meio aquático?
- Para viver no meio aquático, os peixes apresentam grande quantidade de adaptações, destacando-se a presença de brânquias. Esses órgãos em formato de lâmina e ricamente vascularizados permitem a troca gasosa entre a água do meio e o sangue do animal, o que constitui a respiração branquial.
Qual é o sistema digestório dos peixes?
- Os peixes possuem um sistema digestório completo, com intestino terminado em cloaca nos peixes cartilaginosos e em ânus nos peixes ósseos. O sistema excretor desses animais é formado por um par de rins. Nos peixes cartilaginosos, é excretado principalmente ureia, e nos peixes ósseos observa-se a eliminação de amônia.