adplus-dvertising

Como é formada a placa dental?

Índice

Como é formada a placa dental?

Como é formada a placa dental?

A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.

O que é placa sub e supra gengival o que é o cálculo dental?

O que é tártaro supra e subgengival? O tártaro ou cálculo dental é o excesso de placa bacteriana (ou biofilme) calcificada, que se acumula na superfície dos dentes. Após 21 dias sem a remoção devida, esses resíduos começam a se estabilizar no objeto dental.

O que é a placa dental?

O que é Placa Bacteriana? Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

O que é cálculo sub supra gengival?

Cálculo supragengival É clinicamente visível coronal à margem gengival. A presença e a quantidade do cálculo supragengival é o resultado do nível de depósitos bacterianos nos dentes, mas também são influenciados pela secreção da glândula salivar.

O que causa cálculo dental?

O tártaro, também chamado de cálculo dental, ou “pedra”, numa linguagem muito mais popular, resulta do endurecimento por mineralização da placa bacteriana ou biofilme dental que se deposita na margem gengival e superfícies dos dentes.

Qual a diferença de Supragengival e Subgengival?

O denominado supragengival é caracterizado por aderir a parte aparente do dente, ficando acima da borda da gengiva. Ele é facilmente identificado por sua coloração amarelada ou esbranquiçada. Já o tártaro subgengival não pode ser visto ao exame visual, ficando aderido ao dente em sua porção abaixo de gengiva.

O que é cálculo Subgengival?

Cálculo” é o nome técnico de “tártaro”, que é a bactéria periodontal, calcificada, e que “gruda” nos dentes. Se o cálculo não é removido, ele vai aumentando e entrando pela gengiva (por isso o “subgengival”).

Qual a origem da placa dental?

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Em odontologia, a placa bacteriana, ou biofilme, também referida como placa dental, é o acúmulo de bactérias da flora / microbiota bucal sobre a superfície dos dentes e que é o fator determinante para que ocorra a cárie e a doença periodontal .

Qual a consequência da placa bacteriana no dente?

  • A primeira consequência da placa bacteriana é facilitar a entrada de bactérias dentro da dentina do dente, o que dá origem a: Cáries, que provocam o surgimento de um pequeno furinho ou mancha escura no dente, além de dor de dente, nos casos mais avançados.

Quais as consequências da placa bacteriana?

  • Consequências da placa bacteriana. A primeira consequência da placa bacteriana é facilitar a entrada de bactérias dentro da dentina do dente, o que dá origem a: Cáries que provocam o surgimento de um pequeno furinho ou mancha escura no dente, além de dor de dente, nos casos mais avançados.

Como remover a placa bacteriana dos dentes?

  • Escovação de, no mínimo, três vezes ao dia, visando remover a placa bacteriana das superfícies dos dentes; Uso diário do fio dental para eliminar a placa bacteriana que se instala entre os dentes e sob a gengiva, local onde a escova não alcança;

Postagens relacionadas: