O que é a imunofluorescência indireta?
Índice
- O que é a imunofluorescência indireta?
- Em que situações é realizada a imunofluorescência indireta?
- O que quer dizer imunocromatografia?
- Quais são os tipos de imunofluorescência?
- Qual o antígeno do sistema imunológico?
- Como podem ser utilizados para a identificação de testes específicos?
- Qual a vantagem dos anticorpos fluorescentes?

O que é a imunofluorescência indireta?
A imunofluorescência indireta baseia-se no princípio de uma dupla camada, é utilizada na detecção de anticorpos por antígenos impregnados em uma lâmina, onde se aplica primeiramente um anticorpo específico não fluorescente.
Em que situações é realizada a imunofluorescência indireta?
As indicações desta técnica são: detecção de vírus, parasitas, antígenos de tumor de amostras ou monocamadas de células do paciente. É utilizado também na identificação da distribuição de um antígeno no interior de um tecido ou compartimento de uma célula.
O que quer dizer imunocromatografia?
O teste imunocromatográfico é um tipo de teste rápido que identifica doenças infecciosas, hormônios e outros analitos, por associação específica a anticorpos com partículas coloridas conjugadas. O resultado de um teste de imunocromatografia geralmente considera a presença de antígenos na amostra.
Quais são os tipos de imunofluorescência?
- Dentre os fluorocromos mais comumente utilizados estão: Rodamina (TRICT). Após os fluoróforos serem excitados por um determinado comprimento de onda, emitem fótons de luz fluorescentes a um comprimento de onda superior. Existem dois tipos distintos de imunofluorescência.
Qual o antígeno do sistema imunológico?
- Segundo o Manual MSD [ msdmanuals/sistema-imune ], antígeno é uma substância que o sistema imunológico — responsável pela defesa do corpo — consegue reconhecer para, então, preparar uma resposta imunológica. O antígeno pode ser, por exemplo, um componente de um vírus.
Como podem ser utilizados para a identificação de testes específicos?
- Também podem ser utilizados para a identificação testes específicos como Imunofluorescência Indireta (IFI), Hemaglutinação Indireta (HAI) e enzimas (ELISA).
Qual a vantagem dos anticorpos fluorescentes?
- Esta técnica tem como vantagem possibilitar uma fluorescência mais evidente, uma vez que os anticorpos fluorescentes associam-se somente aos anticorpos primários, além de permite trabalhar com diversos anticorpos primários específicos para distintos tipos de antígenos, sendo capaz de identificar qual a classe a qual o anticorpo pertence.