Quais são as articulações do ombro?
Índice
- Quais são as articulações do ombro?
- Quais são as três articulações anatômicas do ombro?
- Como ocorre a articulação do ombro?
- Qual a função da articulação do ombro?
- Quais as estruturas ósseas que compõe a articulação glenoumeral?
- São importantes músculos propulsores da articulação do ombro?
- Quais planos e eixos dos movimentos do ombro?
- Qual a estabilidade da articulação do ombro?
- Qual a anatomia do ombro?
- Quais são as patologias mais comuns do ombro?
- Como ocorre a abdução do ombro?

Quais são as articulações do ombro?
Articulações do ombro
- Articulação glenoumeral.
- Articulação acromioclavicular e esternoclavicular.
- Articulação subacromial e escapulotorácica.
- Lesões das articulações do ombro.
Quais são as três articulações anatômicas do ombro?
O ombro é composto por quatro articulações: esterno-clavicular, escápulo-torácica, acromioclavicular e glenoumeral.
Como ocorre a articulação do ombro?
Articulação acromioclavicular e esternoclavicular É uma articulação sinovial em sela. Há um disco cartilaginoso entre as duas faces, que ajuda a articulação a mover-se melhor, reduzindo a incongruência das superfícies e absorvendo o choque transmitido através do membro superior para o esqueleto axial.
Qual a função da articulação do ombro?
As funções desse grupo muscular são variadas. Por um lado eles fixam a cabeça umeral ao soquete; por outro lado eles executam diferentes movimentos. Eles permitem tanto a rotação interna quanto a externa da cabeça umeral e além disso a abdução, adução e retroversão.
Quais as estruturas ósseas que compõe a articulação glenoumeral?
Os ossos que compõem o complexo articular do ombro são: úmero, escápula, clavícula e esterno. O úmero e a escápula formam a articulação glenoumeral.
São importantes músculos propulsores da articulação do ombro?
O sistema muscular é significativamente importante para a estabilidade e movimentos na articulação do ombro, especialmente o manguito rotador (coifa dos rotadores)....O manguito rotador consiste dos seguintes quatro músculos:
- músculo subescapular.
- músculo redondo menor.
- músculo infraespinhal.
- músculo supraespinhal.
Quais planos e eixos dos movimentos do ombro?
O complexo do ombro possui quatro grupos de movimento, no plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; e no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação (LIPPERT, 2003; HAMILL & KNETZEN, 2008).
Qual a estabilidade da articulação do ombro?
- Este compromisso entre mobilidade e estabilidade significa que a articulação do ombro está propensa a lesões, uma vez que grande parte da estabilidade da articulação do ombro depende dos ligamentos e músculos que envolvem a articulação. A articulação do ombro (articulação glenoumeral) é a articulação mais flexível do corpo humano.
Qual a anatomia do ombro?
- Artigo que fala sobre a anatomia do ombro, mais especificamente as implicações que a estrutura anatômica têm no movimento. Já havíamos adaptado artigos dentro do mesmo viés, mas envolvendo o quadril, agora é a vez do ombro.
Quais são as patologias mais comuns do ombro?
- As articulações do ombro são consideradas aquelas que mais permitem movimento do corpo humano. Por esse motivo, é comum surgir patologias que limitam a mobilidade na região. Conheça a seguir duas patologias mais comuns que comprometem a articulação do ombro e seus movimentos.
Como ocorre a abdução do ombro?
- Esta restrição de movimento é normalmente superada pela rotação ascendente da escápula que ocorre em conjunto com a abdução glenoumeral. A abdução do ombro também pode ser aumentada girando-se externamente o braço de modo que o tubérculo maior seja agora movido para fora do caminho do acrômio (acrómio).