adplus-dvertising

Como formar a escala pentatônica?

Índice

Como formar a escala pentatônica?

Como formar a escala pentatônica?

Todo mundo sabe que essa escala tem sete notas diferentes, e a escala pentatônica escolheu cinco notas dentre estas sete para criar uma escala completamente diferente. Quando a escala maior passa a ter apenas cinco notas ao invés de sete, acaba recebendo o nome de pentatônica maior.

Como é formada a escala de blues?

A escala blues (ou Pentablues) é a escala pentatônica acrescida de uma nota. Essa nota ficou conhecida como “blue note“, e é a quinta bemol no caso da pentatônica menor, ou a terça bemol no caso da pentatônica maior.

Como surgiu a pentatônica?

A escala pentatônica surgiu no Oriente, em uma região onde hoje localiza-se a China, por músicos que reuniram sons que não geravam dissonâncias (notas que quando tocadas juntas geram uma certa tensão).

Quais são as notas da Pentatonica?

A escala pentatônica organizada com as divisões em dez propostas por Pitágoras era gerada em seis intervalos distintos: si, dó, ré, mi, sol, lá. A proximidade da nota si para a nota dó era muita e, quando tocadas juntas, geravam uma dissonância.

Como usar escala pentatônica no teclado?

Muito bem, se você nunca ouviu a escala pentatônica na vida, vá até um teclado ou piano e toque as teclas pretas uma após a outra. Esse é o som de uma escala pentatônica. Existem muitos desenhos para escalas pentatônicas; esse exemplo das teclas pretas foi apenas um que facilita a observação por ser bem prático.

Quais são as notas da escala pentatônica?

A escala pentatônica organizada com as divisões em dez propostas por Pitágoras era gerada em seis intervalos distintos: si, dó, ré, mi, sol, lá. A proximidade da nota si para a nota dó era muita e, quando tocadas juntas, geravam uma dissonância.

Como utilizar a escala pentatônica?

A dica é em primeiro lugar saber o tom da música, depois procure o tom da música na 3ª corda (corda SOL) e toque a escala pentatônica na mesma casa que você achou o tom: por exemplo música em Dó maior, vou achar a nota Dó na corda SOL que está na 5ª casa e tocar a pentatônica de Lá menor que esta na mesma casa.

Qual escala usar no Blues?

A escala mais simples a ser usada no Blues é a pentatônica menor. Oferece uma sonoridade bem característica. Uma só escala (a penta-menor construída sobre o acorde I7) pode ser aplicada livremente à inteira estrutura harmônica do Blues, isto é, sobre todos os acordes da estrutura.

Qual nota e a Blue Note?

A Blue Note de uma escala é a terça menor do acorde. Por exemplo, na escala pentatônica de C maior: C D E G A Pegue a terça maior do acorde C maior e diminua meio-tom (Eb, Mi Bemol) terá a Blue Note do C.

Qual a diferença entre a escala maior e a pentatônica?

  • Comparando com a Escala Maior, a pentatônica possui 2 notas a menos. Essas duas notas que foram retiradas são justamente as duas notas que podem soar mal no contexto da improvisação. Basicamente, só nos sobram as notas que quase sempre, irão soar bem!

Quais foram os graus da escala maior?

  • Note que a pentatônica maior pegou 5 notas da escala maior, como já comentamos, e foram os graus 1, 2, 3, 5 e 6. Em outras palavras, ela retirou os graus 4 e 7! Já a pentatônica menor pegou os graus 1, 3, 4, 5 e 7 da escala menor. Em outras palavras, ela retirou os graus 2 e 6!

Qual é a escala preferida dos músicos?

  • A escala pentatônica é, sem sombra de dúvidas, a preferida da maior parte dos músicos – e, até mesmo sem saber, dos ouvintes – ao redor do mundo.

Qual a escala mais usada para tocar guitarra?

  • Se você toca guitarra, principalmente, muito provavelmente já deve ter ouvido falar nela. Essa escala é uma das mais utilizadas, não só pelos guitarristas, mas por vários instrumentistas, pois é uma das escalas mais versáteis que existem. Ela é consagrada em estilos como rock e o blues, porém, pode ser aplicada em vários outros gêneros musicais.

Postagens relacionadas: