O que é orientação e mobilidade?
Índice
- O que é orientação e mobilidade?
- Como é feita a orientação para mobilidade de pessoas com deficiência visual?
- Como devemos conduzir uma pessoa cega?
- Quais são os sentidos remanescentes de uma pessoa cega?
- Quais os objetivos da orientação e mobilidade?
- Como os cegos se orientam no espaço?
- Como a pessoa cega pode se localizar?
- Como as pessoas cegas podem se orientar nas ruas?
- O que é uma pessoa cega?
- Por que a educação intercultural favorece o encontro entre culturas?
- Como começar a Aprendizagem Intercultural?
- Qual o aspecto da Educação Intercultural?
- Qual é o 3o ciclo de educação intercultural?

O que é orientação e mobilidade?
A orientação é definida como o processo cognitivo que permite estabelecer e atualizar a posição que se ocupa no espaço por meio da informação sensorial, enquanto a mobilidade, em senti¬do amplo, é a capacidade de deslocar-se de um lugar para outro ( p. 249).
Como é feita a orientação para mobilidade de pessoas com deficiência visual?
Na orientação existem referenciais que facilitam a mobilidade da pessoa deficiente visual: pontos de referência, pistas, medição, pontos cardeais, auto-familiarização e "leitura de rotas".
Como devemos conduzir uma pessoa cega?
1 – Não trate as pessoas cegas como seres diferentes somente porque não podem ver. Saiba que elas estão sempre interessadas no que você gosta de ver, de ler, de ouvir e falar. 2 – Procure não limitar a pessoa cega mais do que a própria cegueira o faz, impedindo-a de realizar o que sabe, pode e deve fazer sozinha.
Quais são os sentidos remanescentes de uma pessoa cega?
O propósito da estimulação dos sentidos remanescentes (audição, tato, olfato e gustação), é mostrar como são primordiais na aprendizagem das noções básicas para o desenvolvimento da locomoção da pessoa cega.
Quais os objetivos da orientação e mobilidade?
Objetivo da Orientação e Mobilidade na Reabilitação Visual: Propiciar condições para que o deficiente visual possa desenvolver sua capacidade de se orientar e se movimentar com independência, segurança, eficiência e adequação; de acordo com o seu potencial bio-psico-social, nas mais variadas situações e ambientes, ...
Como os cegos se orientam no espaço?
Ou seja, o corpo é reconhecido na orientação espacial a partir da consciência corporal. Assim, como se tem consciência da existência de objetos, deve-se ter também consciência do próprio corpo. ... Daí a principal preocupação com a orientação e mobilidade do cego, que inicia-se na adequada estruturação espaço-temporal.
Como a pessoa cega pode se localizar?
Basta deixá-la segurar seu braço, que o movimento de seu corpo lhe dará a orientação de que precisa. ... Basta pôr lhe a mão no espaldar ou no braço da cadeira, que isso lhe indicará sua posição. 19 - Não guie a pessoa cega em diagonal ao atravessar em cruzamento. Isso pode fazê-la perder a orientação.
Como as pessoas cegas podem se orientar nas ruas?
Através da audição um cego atravessa uma rua, reconhece as pessoas, trabalha com sons e etc. A bengala/guias táteis possibilitam a cego ser independente. É através dela que o cego vai se locomover para a escola, para o serviço, para a casa do amigo (a) e etc.
O que é uma pessoa cega?
É considerado cego ou de visão subnormal aquele que apresenta desde ausência total de visão até alguma percepção luminosa que possa determinar formas a curtíssima distância. ... A cegueira total ou simplesmente AMAUROSE, pressupõe completa perda de visão. A visão é nula, isto é, nem a percepção luminosa está presente.
Por que a educação intercultural favorece o encontro entre culturas?
- Salientamos que a educação intercultural possibilita uma prática pedagógica cuja ação educativa, favorece o encontro entre culturas, viabilizando, dessa forma, o diálogo entre os saberes. Sob esse prima, delineamos os motivos que nortearam a escolha por esta temática.
Como começar a Aprendizagem Intercultural?
- Embora muitos educadores e outros que trabalham com jovens sintam-se despreparados para inserir a aprendizagem intercultural em suas salas de aula ou atividades, começar é mais fácil do que antes, com as ferramentas e os recursos disponíveis.
Qual o aspecto da Educação Intercultural?
- O outro aspecto reside no fato de que a educação intercultural se apresenta, diante da atual realidade nacional e internacional, marcada pela globalização, como um campo conceitual amplo para se entender as diversidades culturais e propiciar a interação entre os sujeitos sociais, favorecendo a integração entre eles.
Qual é o 3o ciclo de educação intercultural?
- 3º ciclo e Ensino Secundário Convivência Intercultural Fonte: Actividades adaptadas do caderno de actividades Educación para la ciudadanía. Entreculturas (2007): As sociedades são multiculturais