Quais são as partes da bexiga?
Índice
- Quais são as partes da bexiga?
- Como se forma a bexiga?
- Que tecido forma a bexiga?
- Em que parte do corpo humano fica a bexiga?
- Quais as estruturas que formam o trígono da bexiga?
- Quais são os ligamentos da bexiga?
- Em qual período do desenvolvimento começa a formar urina?
- Como a bexiga está Inervada?
- Como pode ser classificado o epitélio de revestimento da bexiga?
- Qual é a capacidade da bexiga?
- Qual a parte principal da bexiga?
- Qual a camada da bexiga?
- Qual a morfologia interna da bexiga?
- Qual a anatomia da bexiga humana?

Quais são as partes da bexiga?
A bexiga é constituída de quatro partes denominadas ápice, fundo, corpo e colo.
Como se forma a bexiga?
Inicialmente, a bexiga urinária é contínua com o Alantóide, que depois sofre constrição, formando o Úraco, que corresponderá ao ligamento umbilical mediano no adulto. Se a luz do alantóide persistir, uma fístula uracal (Figura 2) pode ocasionar a drenagem de urina pelo umbigo.
Que tecido forma a bexiga?
O epitélio de transição - que reveste a bexiga urinária, o ureter e a parte superior da uretra - é um epitélio estratificado cuja camada mais superficial é formada por células globosas.
Em que parte do corpo humano fica a bexiga?
A bexiga está localizada em frente ao reto. Nos homens, essa se separa do reto pelas vesículas seminais, enquanto na mulher, observa-se a presença da vagina e útero. A uretra no homem apresenta outra função além de garantir a eliminação da urina.
Quais as estruturas que formam o trígono da bexiga?
O fundo da bexiga contém três aberturas que formam o trígono da bexiga: o orifício interno da uretra e os dois orifícios ureterais.
Quais são os ligamentos da bexiga?
O seu colo está fixado à pelve através dos ligamentos laterais vesicais, o arco tendíneo da fáscia da pelve, o ligamento puboprostático em homens ou o ligamento pubovesical em mulheres.
Em qual período do desenvolvimento começa a formar urina?
A filtração glomerular começa em torno da 9ª semana fetal, mas a maturação funcional e o aumento da taxa de filtração ocorrem somente após o nascimento.
Como a bexiga está Inervada?
A inervação da bexiga é feita através do plexo hipogástrico, oriundo de T10 a L4, contendo apenas fibra simpáticas, e o plexo pélvico oriundo de S2 a S4, contendo fibras simpáticas (plexo hipogástrico) e parassimpáticas.
Como pode ser classificado o epitélio de revestimento da bexiga?
O epitélio da bexiga é denominado epitélio de transição, um epitélio pseudoestratificado cuja morfologia se modifica de acordo com o grau de distensão da bexiga. No estado não distendido, como aqui, esse epitélio parece ser formado por mais camadas.
Qual é a capacidade da bexiga?
Capacidade da bexiga Quando temos a primeira de vontade de fazer xixi, a bexiga está com cerca de 150 ml. Quando essa sensação aperta, chega entre 2 ml. A quantidade máxima que a bexiga consegue segurar é de 400 ml até 500 ml.
Qual a parte principal da bexiga?
- O corpo é a parte principal da bexiga, entre o ápice a o fundo. O colo é inferiormente ao fundo. Ela possui também camadas, como túnica serosa, túnica muscular e túnica mucosa. A túnica serosa (túnica adventícia) é a mais externa e constituída de tecido conectivo.
Qual a camada da bexiga?
- A bexiga é formada por 3 camadas de tecidos, conforme descrito abaixo: [5] [6] [7] 1. Camada mucosa: é a mais interna, recobre todo o interior do órgão. Formada por tecido epitelial de transição. Quando a bexiga está vazia, a mucosa apresenta aspecto enrugado. Ao contrário, quando a bexiga está cheia, a mucosa apresenta aspecto liso, sem pregas.
Qual a morfologia interna da bexiga?
- A morfologia interna da bexiga apresenta-se da seguinte maneira, óstio ureterais, prega interuretérica, ápice, trígono da bexiga, úvula da bexiga e o óstio interno da uretra. O óstio ureteral é a chegada dos ureteres na bexiga. Prega interuretérica é uma proeminência existente entre os dois óstio ureterais.
Qual a anatomia da bexiga humana?
- A bexiga humana é dividida anatomicamente em: ápice (anterior), corpo, fundo (posterior) e colo. Sua túnica muscular é composta por músculo liso, possuindo fibras musculares entrelaçadas em todas as direções, originando o músculo detrusor.