Como é construída uma plataforma de petróleo?
Índice
- Como é construída uma plataforma de petróleo?
- Como é a vida numa plataforma de petróleo?
- Para que serve as plataformas de petróleo?
- Como se faz uma plataforma no mar?
- Quantas pessoas trabalham numa plataforma de petróleo?
- Quais as plataformas de petróleo no Brasil?
- Qual a plataforma de exploração do petróleo?
- Quais são os tipos de plataformas de petróleo?
- Quais são as plataformas de produção do petróleo no Brasil?
- Quais são os desafios tecnológicos na exploração de petróleo?

Como é construída uma plataforma de petróleo?
Geralmente as plataformas fixas são constituídas de estruturas modulares de aço, instaladas no local de operação sob estruturas chamadas jaquetas, presas com estacas cravadas no fundo do mar. ... Sua estrutura é bastante semelhante à da plataforma semissubmersível.
Como é a vida numa plataforma de petróleo?
Um dia de trabalho típico em uma plataforma de petróleo offshore envolve um turno de 12 horas com dois intervalos, além de um almoço. Os funcionários geralmente trabalham 12 horas e 12 horas para cobrir as operações de 24 horas. ... Esses dias de 12 horas costumam durar duas semanas seguidas sem dias de folga.
Para que serve as plataformas de petróleo?
As plataformas de petróleo são utilizadas como suporte na perfuração e/ou produção de petróleo e gás natural. É constituída de uma grande estrutura que abriga os profissionais e os equipamentos necessários para a realização das suas atividades.
Como se faz uma plataforma no mar?
Dependendo da profundidade em que se encontra o poço, podem ser construídos dois tipos de plataforma de produção: as fixas e as flutuantes (chamadas de semi-submersíveis). As fixas são instaladas em águas rasas (até 180 metros) e ficam ligadas ao subsolo oceânico por uma espécie de grande “pilar”.
Quantas pessoas trabalham numa plataforma de petróleo?
Em geral, a plataforma conta com de 1 profissionais por turno, que ficam 14 dias na unidade com jornadas diárias de 12 horas. Na hora de ir para casa, os empregados da Petrobras ficam 21 dias distantes do mar, já os terceirizados têm 14 dias para rever a família e os amigos.
Quais as plataformas de petróleo no Brasil?
Tipos de Plataformas
- Fixa.
- Autoelevável.
- Semissubmersível.
- FPSO Monocoluna.
- Navio-Sonda.
Qual a plataforma de exploração do petróleo?
- O ambiente de exploração do petróleo, seja na terra ou no mar, exige atenção redobrada devido ao risco de acidentes. Em uma plataforma podem ser encontrados profissionais das áreas de hotelaria, saúde, engenharia, técnica, segurança do trabalho, química, mergulho, entre outros.
Quais são os tipos de plataformas de petróleo?
- Existem vários tipos de plataformas que são destinadas de acordo com a sua funcionalidade. Cada campo de petróleo possui a sua particularidade, e assim, demanda um tipo de plataforma que esteja conforme as suas características. Os modelos podem ser do tipo fixo, flutuantes ou complacentes.
Quais são as plataformas de produção do petróleo no Brasil?
- Hoje o Brasil possui um total de 93 plataformas de produção em alto-mar, entre fixas e flutuantes. Juntas, elas são responsáveis por aproximadamente 85% de todo petróleo extraído por aqui.
Quais são os desafios tecnológicos na exploração de petróleo?
- Os desafios tecnológicos na nova fronteira em exploração 7.5. Fases do desenvolvimento da produção no Pré-sal da Bacia de Santos 7.6. O Pré-sal e o novo ciclo de inovações tecnológicas 8.1. Fases da evolução tecnológica e produtiva da PETROBRAS na exploração de petróleo 8.2.