Como é feito o inserto de metal duro?
Índice
- Como é feito o inserto de metal duro?
- Como é feito a videa?
- Como é feito o inserto de usinagem?
- O que é aço videa?
- Como identificar pastilhas de usinagem?
- Como é feita a ferramenta?
- Como é usado o metal duro na indústria de mineração?
- Por que o metal duro é usado em ferramentas de corte?
- Qual a densidade do metal duro?
- Qual a dureza das ferramentas de corte?

Como é feito o inserto de metal duro?
O inserto de metal duro é um material fabricado a partir de carbonetos metálicos, que podem ser encontrados em titânio, tântalo molibdênio ou tungstênio. No caso, estes carbonetos metálicos apresentam um material ativo, sendo ele o cobalto.
Como é feito a videa?
Normalmente é feito de carbeto de tungstênio. O metal duro possui uma dureza bastante elevada e por isso é bastante empregado em abrasivos, brocas e outras ferramentas que tem a finalidade de cortar, desbastar, ranhurar, etc.
Como é feito o inserto de usinagem?
O inserto é uma pastilha de várias formas, confeccionadas em matérias diversas para determinados tipos de trabalho. Esta pastilha é colocada em um porta ferramenta fabricado em aço baixa-liga e fixado no torno para fazer a usinagem.
O que é aço videa?
Denominação popular da pastilha de carboneto metálico, composta de partículas de alta tenacidade (carboneto), ligadas entre si por um ligante metálico de alta resistência (titânio), usada em ferramentas de corte, usinagem e metalurgia, como fresas, brocas e serras.
Como identificar pastilhas de usinagem?
Identificação
- Formato do Inserto.
- Símbolo para o Ângulo de Folga.
- Classe de Tolerância.
- Fixação e/ou Superfície de Saída.
- Tamanho do Inserto.
- Confi guração do raio de ponta.
- Espessura do Inserto.
- Preparação da aresta.
Como é feita a ferramenta?
Mais tarde, as pessoas desenvolveram ferramentas feitas de ferro, o metal mais importante até o século XIX. Em seguida, o ferro passou a ser misturado ao carbono para produzir aço. Atualmente, as ferramentas são produzidas a partir de muitos materiais diferentes.
Como é usado o metal duro na indústria de mineração?
- O metal duro também começou a ser usado na indústria de mineração, sendo que em 1945 metade da produção era destinada aos bottoms bits usados em brocas de mineração. Da outra parte, 25% eram para as ferramentas de corte e o restante para peças diversas.
Por que o metal duro é usado em ferramentas de corte?
- Em 1927 o metal duro passou a ser usado em ferramentas de corte, introduzido por Fried. Krupp com o nome widia (de wie diamant do alemão, como diamante ); fazendo referência à semelhança das propriedades desse material com as do diamante, (o que até certo ponto, pode ser um exagero.
Qual a densidade do metal duro?
- A densidade do metal duro é bem alta, podendo ter o dobro do peso específico em relação ao aço. A dilatação térmica porém, sofre um efeito inverso, podendo seu coeficiente ser considerado a metade em comparação ao do aço.
Qual a dureza das ferramentas de corte?
- As ferramentas de corte (onde a propriedade desejada é elevada dureza) têm teores baixos de ligante, menos de 5%. Já em discos de laminação - onde a resistência ao impacto passa a ser vital - é necessário haver uma redução da dureza para se conseguir um ganho de tenacidade.