Quais os tipos de estudos epidemiológicos?
Índice
- Quais os tipos de estudos epidemiológicos?
- Como realizar um estudo epidemiológico?
- O que é um estudo de incidência?
- Quais são os principais tipos de erros sistemáticos em estudos epidemiológicos e como seus efeitos podem ser reduzidos?
- Qual a diferença de epidemiologia descritiva e analítica?
- O que é um estudo primário?
- Como fazer um estudo de caso controle?
- O que é um estudo de coorte?
- Quais são os tipos de estudos epidemiológicos?
- Quais são as aplicações da epidemiologia?
- Quais são os conceitos básicos da epidemiologia?
- Quais são os estudos epidemiológicos observacionais?

Quais os tipos de estudos epidemiológicos?
Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. Os estudos experimentais fogem ao escopo deste trabalho e não serão comentados. De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.
Como realizar um estudo epidemiológico?
Frequentemente, o primeiro passo em uma investigação epidemiológica é a simples des- crição do estado de saúde de uma comunidade a partir de dados rotineiramente coleta- dos (dados secundários) ou coletados diretamente através de questionários específicos (dados primários) como descritos no Capítulo 2.
O que é um estudo de incidência?
Estudos de Incidência medem quantas pessoas ficaram doentes (novos casos). Fatores Positivos: Fácil desenvolvimento e econômico, muito útil em saúde pública, para avaliar e planejar programas de controle de doenças.
Quais são os principais tipos de erros sistemáticos em estudos epidemiológicos e como seus efeitos podem ser reduzidos?
Os erros podem ser aleatórios ou sistemáticos. O erro aleatório pode ser caracterizado pela variação na medida de efeito, devido ao erro de amostragem. O erro aleatório reflete a precisão do estudo. Por outro lado, o erro sistemático expressa a diferença entre a medida real de efeito e aquela obtida no estudo.
Qual a diferença de epidemiologia descritiva e analítica?
Cabe à epidemiologia descritiva a avaliação da frequência ou distribuição das enfermidades e à epidemiologia analítica o estudo dos fatores (causais) que explicam tal distribuição, relacionando uma determinada situação de saúde, ou seja, as desigualdades dos níveis de saúde entre grupos populacionais, com a eficácia ...
O que é um estudo primário?
Estudos primários correspondem a investigações originais, que constituem a maioria das publicações encontradas nos periódicos médicos. Estudos secundários são os que procu- ram estabelecer conclusões a partir de estudos primários, com o registro resumido de achados que são comuns a eles.
Como fazer um estudo de caso controle?
O primeiro passo para a realização de um bem sucedido estudo caso-controle é a seleção cuidadosa dos casos e dos controles. Uma definição bem específica da doença é desejada em es- tudos caso-controle para garantir que a doença em questão está realmente presente entre os indivíduos que estão sendo definidos como casos.
O que é um estudo de coorte?
O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.
Quais são os tipos de estudos epidemiológicos?
- Tipos de Estudos Epidemiológicos A análise adequada de banco de dados secundários antecipando o elevado índice de mortalidade de idosos no hospital Santa Genoveva em vários meses quando comparado com hospitais de referência. Tipos de Estudos Epidemiológicos OBSERVACIONAIS DESCRITIVOS
Quais são as aplicações da epidemiologia?
- Aplicações da Epidemiologia. Informar a situação de saúde da população: Determinar as frequências, o estudo da distribuição dos eventos e o diagnóstico consequente dos principais problemas de saúde verificados, identificando também as partes da população que foram afetadas, em maior ou menor proporção; Investigar os fatores determinantes da ...
Quais são os conceitos básicos da epidemiologia?
- No presente trabalho, são expostos alguns conceitos básicos da epidemiologia, os principais delineamentos de estudos observacionais e suas aplicações na área de envelhecimento. Os estudos descritivos e analíticos (ecológico, seccional, caso-controle e coorte) são apresentados e exemplificados com trabalhos realizados no Brasil.
Quais são os estudos epidemiológicos observacionais?
- De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.