Quando usar o se antes ou depois do verbo?
Quando usar o se antes ou depois do verbo?
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.
Como usar o se antes do verbo?
2) Em termos gerais, quando átono (ou seja, sem autonomia sonora), o pronome (no caso, o se) se "pendura", quanto à pronúncia, no verbo, conforme o melhor som (eufonia): I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.
Quando usar o pronome oblíquo antes ou depois do verbo?
a) O pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar. Ex.: Haviam-me convidado para a festa. b) Se antes da locução verbal houver palavra atrativa, o pronome oblíquo ficará antes do verbo auxiliar.
Como usar o pronome se corretamente?
Mim e me são pronomes oblíquos da primeira pessoa do singular, assim como comigo. Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.
O que puxa o pronome se?
Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.
Quando atrai o pronome se?
Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo. 1) Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. 2) Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome. ...
Quais são as regras de colocação pronominal?
Agora, a colocação pronominal pode ser feita das seguintes formas:
- Em próclise: quando o pronome é colocado antes do verbo; Exemplo: Não nos deram o décimo terceiro ano passado.
- Em mesóclise: quando o pronome é posicionado no meio do verbo; ...
- Em ênclise: quando pronome é colocado depois do verbo.
Como usar o pronome oblíquo?
De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.