Quais os benefícios de colocar o DIU?
Índice
- Quais os benefícios de colocar o DIU?
- Quanto tempo depois de colocar o DIU cobre pode ter relação?
- Quais os riscos do uso do DIU?
- Quais as vantagens e desvantagens do DIU?
- Quando o DIU de cobre começa a fazer efeito?
- O que não pode fazer depois de colocar o DIU?
- Como é feita a inserção do DIU?
- Qual a eficácia do DIU?
- Por que a remoção do DIU pode se tornar necessário?
- Será que o DIU está bem colocado?

Quais os benefícios de colocar o DIU?
O DIU é um método anticoncepcional de longa duração, ou seja, sua ação dura por 3, 5 ou até 10 anos dependendo do tipo. É considerado um dos métodos de maior eficácia contraceptiva. Isso mesmo, o DIU de cobre é altamente eficaz para prevenir a gravidez, com taxa de eficácia superior a 99%.
Quanto tempo depois de colocar o DIU cobre pode ter relação?
Se você colocou o DIU após o sétimo dia do ciclo menstrual, aí você precisará de um método de contracepção adicional por pelo menos 7 dias.
Quais os riscos do uso do DIU?
"A presença do DIU dentro do útero pode agir como facilitador de infecção, que é capaz de subir do útero para as trompas e ovários, chamada de doença inflamatória pélvica, além de evoluir para peritonite, infecção abdominal. Daí pode cair na corrente sanguínea e virar uma sepse", explica.
Quais as vantagens e desvantagens do DIU?
Vantagens e desvantagens do DIU de cobre
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
Pode ser retirado a qualquer momento | A inserção pode ser desconfortável |
Pode ser usado durante a amamentação | Não protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como gonorreia, clamídia ou sífilis |
Quando o DIU de cobre começa a fazer efeito?
De acordo com a orientação da médica, é indicado aguardar 24 horas após a inserção do DIU para ter uma relação com penetração vaginal. Porém, vale destacar que, na teoria, o método já começa a fazer efeito logo após a colocação no útero.
O que não pode fazer depois de colocar o DIU?
Logo após a colocação do DIU de Cobre não existe nenhuma recomendação de evitar esforços físicos, então vida normal: pegar peso, atividade física, tudo normal (a menos que para o seu caso em específico seu ginecologista recomende algum ponto em especial);
Como é feita a inserção do DIU?
- O ginecologista explica que a inserção, independente do tipo de DIU, é feita através de exame ginecológico, nada que a mulher já não esteja habituada a fazer. “Usamos o aplicador que já acompanha o DIU.
Qual a eficácia do DIU?
- Ele é uma forma de controle de natalidade em longo prazo e, sob as devidas precauções, sua eficácia é de até cinco anos. [1] Depois de receber o DIU em seu útero, será necessário que você vá ao médico ocasionalmente para que ele verifique se o dispositivo ainda está na posição correta. É possível fazer um autoexame.
Por que a remoção do DIU pode se tornar necessário?
- A cirurgia é um último recurso que pode se tornar necessário se o DIU não puder ser removido por nenhum outro método. Algumas vezes, o histeroscópio é utilizado para encontrar o DIU. Isso normalmente é feito no consultório. Reconheça efeitos colaterais normais. Os únicos efeitos comuns da remoção do DIU são as cólicas e um sangramento mínimo.
Será que o DIU está bem colocado?
- Durante este procedimento é possível que a mulher sinta um pequeno desconforto, semelhante a uma pressão. Depois de colocado, o médico deixa um pequeno fio dentro da vagina para indicar que o DIU está bem colocado.