Como é a lêndea do piolho?
Índice
- Como é a lêndea do piolho?
- Quantos dias a lêndea leva para virar piolho?
- Quem tem Lendia tem piolho?
- Qual o mal que o piolho causa?
- O que o piolho causa no ser humano?
- Quando é recomendado o tratamento para pediculose?
- Como diagnosticar a pediculose?
- Como ocorre o contágio da pediculose?
- Quais as manchas na pediculose do corpo?

Como é a lêndea do piolho?
Lêndea é o ovo do piolho, que é um pequeno inseto pertencente à ordem Phthiraptera, subordem Anoplura. Piolhos parasitam mamíferos e aves. Das 532 espécies da subordem Anoplura, apenas uma espécie (Pediculus humanus) pode parasitar o homem - especialmente as crianças.
Quantos dias a lêndea leva para virar piolho?
A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo. De nove a 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta.
Quem tem Lendia tem piolho?
Quando uma lêndea aberta é encontrada, é sinal de que tem um piolho no couro cabeludo. Para complementar, é importante dizer que uma fêmea pode viver entre 30 a 45 dias e durante o seu período de vida faz uma postura de cerca de 10 ovos por dia.
Qual o mal que o piolho causa?
Itens compartilhados entre amigos ou familiares, como roupas, fones de ouvido, escovas de cabelo, pentes, enfeites de cabelo, toalhas, cobertores, travesseiros e brinquedos de pelúcia. O contato sexual com pessoas que tenham piolho na região pubiana também pode causar o surgimento do problema.
O que o piolho causa no ser humano?
Os piolhos são pequenos insetos que parasitam o homem e provocam uma doença chamada pediculose. Eles se alimentam exclusivamente de sangue, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos e depositam seus ovos nos fios de cabelo.
Quando é recomendado o tratamento para pediculose?
- O tratamento para Pediculose deve ocorrer idealmente após a incubação de todos os ovos, mas antes da produção de ovos novos. É extremamente importante usar medicamentos como indicado para garantir a erradicação total dos piolhos durante o ciclo de vida.
Como diagnosticar a pediculose?
- Para o diagnóstico da pediculose, basta observar o couro cabeludo. Regiões vermelhas e com lesões podem ser indicativos da doença. Algumas vezes, bolinhas lesionadas pelo ato de coçar, com a presença de sangue, podem surgir. Em casos mais graves, podem aparecer locais de pele espessa e escura.
Como ocorre o contágio da pediculose?
- O contágio da pediculose é fácil e rápido. A transmissão ocorre por contacto direto interpessoal, cabeça a cabeça, ou pelo uso de objectos pessoais contaminados como bonés, escovas e pentes. A transmissão é mais fácil nas escolas, pré-escolares, entre familiares ou nos aglomerados populacionais.
Quais as manchas na pediculose do corpo?
- Na pediculose do corpo são encontradas escoriações, pápulas (“bolinhas”), pequenas manchas hemorrágicas e pigmentação, principalmente no tronco, na região glútea e abdome.