Como ocorre o aumento do colesterol nos tecidos?
Índice
- Como ocorre o aumento do colesterol nos tecidos?
- Onde é sintetizado o colesterol?
- O que pode acontecer em nosso organismo se os níveis de colesterol no sangue ficam elevados?
- Como é transportado o colesterol no sangue?
- Como podem ser controlados os níveis de colesterol?
- Qual a função do colesterol?
- Qual o ponto de partida do colesterol?

Como ocorre o aumento do colesterol nos tecidos?
Quando em excesso, a LDL pode depositar-se na parede dos vasos e ser oxidada. Essa oxidação modifica sua estrutura, a qual passa a não ser reconhecida pelas células endoteliais, desencadeando uma ação do sistema imune. Esse processo pode ser responsável por levar à formação da placa aterosclerótica.
Onde é sintetizado o colesterol?
Com aparência e textura de uma cera macia, o colesterol é um composto químico da família do álcool, essencial à vida. Sintetizado pelo fígado no que se refere à maior parte que o organismo necessita, seu restante é adquirido através dos alimentos ingeridos.
O que pode acontecer em nosso organismo se os níveis de colesterol no sangue ficam elevados?
O colesterol alto causa acúmulo de gordura nas paredes das veias, o que dificulta a passagem do sangue e prejudica a circulação. Isso combinado ao alto nível de açúcar no sangue, natural da diabetes, pode levar a graves complicações, como AVC ou infarto.
Como é transportado o colesterol no sangue?
- O colesterol é transportado no sangue por meio de lipoproteínas, que são partículas formadas por moléculas de lipídeos ligadas a uma proteína.
Como podem ser controlados os níveis de colesterol?
- Os níveis de colesterol podem ser controlados por meio de uma dieta adequada, dando-se ênfase, principalmente, aos níveis de gordura.
Qual a função do colesterol?
- Função do colesterol Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o colesterol é essencial para o funcionamento adequado do nosso organismo e sem ele nossa sobrevivência não seria possível.
Qual o ponto de partida do colesterol?
- O colesterol é o ponto de partida dos ácidos biliares, vitamina D e hormônios esteroides. A produção do colesterol trata-se de uma síntese que precisa de alto consumo de energia, afinal em cada molécula são usados 14 NADPH e 18 ATPs. Já os ácidos biliares têm 24 carbonos e são esteróides de di-e triidroxilados.