O que determina a compatibilidade entre um doador é um receptor de medula óssea?
Índice
- O que determina a compatibilidade entre um doador é um receptor de medula óssea?
- O que acontece quando o paciente recebe uma medula que não é inteiramente compatível?
- Como é determinada a compatibilidade sanguínea?
- Como é feito o tratamento com células tronco?
- Como é feita a coleta de células para o transplante?
- Quais os usos das células-tronco?
- Como fazer a coleta de células-tronco circulantes?

O que determina a compatibilidade entre um doador é um receptor de medula óssea?
Esta compatibilidade é determinada por um conjunto de genes localizados no cromossomo 6, que devem ser iguais entre doador e receptor. A análise de compatibilidade é realizada por meio de testes laboratoriais específicos, a partir de amostras de sangue do doador e receptor, chamados de exames de histocompatibilidade.
O que acontece quando o paciente recebe uma medula que não é inteiramente compatível?
No entanto, ela pode entrar em falência e não ser mais capaz de produzir as células do sangue ou pode ser destruída completamente durante o tratamento de determinados tipos de câncer que exigem altas doses de medicamentos quimioterápicos e/ou de radioterapia.
Como é determinada a compatibilidade sanguínea?
A compatibilidade entre o sangue de dois indivíduos é determinada através do Teste de Compatibilidade Sangüínea ou "Prova Cruzada". O sangue do doador é testado contra o sangue do receptor, para verificar a ocorrência de aglutinação das hemácias (formação de grumos - aglutinação), indicativa de incompatibilidade.
Como é feito o tratamento com células tronco?
- Além disso, algumas pesquisas indicam que as células-tronco apresentam potencial para serem utilizadas no tratamento de doenças que ainda não tem cura ou tratamentos eficazes, como Alzheimer, Parkinson, Paralisia Cerebral, AIDS, Artrite Reumatoide e Diabetes tipo 1. Entenda como é feito o tratamento com células tronco.
Como é feita a coleta de células para o transplante?
- A coleta de células para o transplante pode ser feita por meio de uma pequena cirurgia, sob anestesia geral, de aproximadamente 90 minutos, na qual são realizadas de quatro a oito punções com agulhas nos ossos da bacia, para que seja aspirada parte da medula. Retira-se um volume de medula de 15ml por quilo de peso do doador.
Quais os usos das células-tronco?
- Usos das células-tronco As células-tronco são usadas atualmente em terapias celulares e também para criação de modelos de pesquisa, para entendimento de doenças e desenvolvimento de medicamentos. Veja a seguir alguns usos aprovados e em desenvolvimento das células-tronco.
Como fazer a coleta de células-tronco circulantes?
- Essa retirada não causa qualquer comprometimento à saúde do doador, que recebe alta no dia seguinte ao procedimento. Há outro tipo de coleta chamado aférese. Nesse caso, o doador faz uso de uma medicação por cinco dias com o objetivo de aumentar o número de células-tronco circulantes no seu sangue.