Como realizar o exame de toque vaginal?
Índice
- Como realizar o exame de toque vaginal?
- Como descrever o exame físico Ginecologico?
- Quantas semanas se faz o exame de toque?
- Como descrever exame Citopatologico?
- Como funcionam os toques vaginais?
- Como é feito o exame de toque na gravidez?
- Por que o exame de toque vaginal não é realizado em mulheres virgens?
- Como é feito o exame ginecológico?

Como realizar o exame de toque vaginal?
Toque Vaginal: O médico ginecologista introduz dois dedos na vagina e, ao mesmo tempo, coloca a outra mão sob o abdômen. Assim, pode sentir o colo do útero, e por meio de movimentos de ambas as mãos examinam-se o útero, as trompas e os ovários.
Como descrever o exame físico Ginecologico?
O exame ginecológico engloba o exame das mamas, da genitália externa, da genitália interna. Lembramos que o exame pélvico deve ser realizado após ser explicado à paciente, pois existem fatores que justificam a sua realização, como alterações menstruais, dismenorreia, corrimentos e dor abdominal inexplicada.
Quantas semanas se faz o exame de toque?
A partir da 35ª semana o obstetra já pode realizar o exame de toque, para avaliar a posição do bebê para o parto e o início da dilatação no colo do útero.
Como descrever exame Citopatologico?
É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.
Como funcionam os toques vaginais?
- Os toques vaginais servem para tranquilizar a mulher (e os profissionais de saúde) que o trabalho de parto está evoluindo normalmente, e para identificar precocemente os casos que fogem do esperado. Nos países de baixa renda, pode levar algum tempo para conseguir ajuda.
Como é feito o exame de toque na gravidez?
- Normalmente o exame de toque é utilizado no final da gravidez para verificar a dilatação e a espessura do colo do útero, descida e posição da cabeça do feto e rompimento da bolsa. No entanto, ele também pode ser feito no início da gravidez como auxiliar no diagnóstico da gravidez ou para avaliar o comprimento do colo uterino da grávida.
Por que o exame de toque vaginal não é realizado em mulheres virgens?
- No toque vaginal o médico consegue perceber o aspecto do colo uterino, se o útero tem aumento de volume, se há suspeita de cistos ovarianos, doença inflamatória pélvica, endometriose, entre outras doenças. Mulher virgem pode fazer exame de toque? Edilson Ogeda explica que o exame de toque vaginal não é realizado em mulheres virgens.
Como é feito o exame ginecológico?
- O exame é feito com a mulher na chamada posição ginecológica: deitada na maca com as pernas abertas. O médico introduzirá os dedos médio e indicador previamente higienizados, com luvas e lubrificados. O exame é rápido e costuma durar de segundos a poucos minutos.